O sucesso profissional exige muito mais que um certificado

Estudar para ser aprovado em uma prova de certificação não garante o sucesso profissional, embora seja uma condição importante no mercado de trabalho. O que determina o sucesso profissional é a capacidade de execução. Infelizmente, não existe uma certificação de “execução”. Para evidenciar esse viés profissional é necessário participar de projetos, executar atividades, medir o desempenho e registrar os feedbacks das avaliações de desempenho. Ainda assim, não é suficiente para o sucesso profissional. É necessário saber trabalhar em equipe, ter resiliência, visão holística, capacidade de criar cenários prospectivos e habilidade para influenciar nas variáveis que transformam o futuro. Ainda não é suficiente. É necessário definir um proposito para a sua carreira profissional e fazer com que o mercado reconheça isso através de ações de marketing pessoal. Enfim, ter sucesso profissional exige planejamento e capacidade de execução, muito mais que um certificado.

Vamos começar do início. A primeira coisa a definir é o seu proposito como profissional. Para evitar conflitos pessoais, o proposito deve estar alinhado com sua filosofia de vida e interesses pessoais. Note que o proposito profissional não está ligado, necessariamente, a uma atividade ou cargo profissional. Um proposito você leva para a sua vida inteira, enquanto atividade e cargo se transformam durante o tempo. Quando alguém tem um proposito bem definido, os problemas do cotidiano são menores e os erros são considerados como aprendizado e fortalecendo sua resiliência.

O próximo passo é definir objetivos tangíveis de curto, médio e longo prazo, mais precisamente, de 1 ano, 3 anos e 5 anos. Esses objetivos podem significar crescimento na hierarquia da empresa, troca de empresa, mudança de país, um novo curso para aperfeiçoar ou adquirir novas habilidades técnicas ou comportamentais.

Por exemplo, ser desenvolver de software é um objetivo tangível que pode ser de curto, médio ou longo prazo, dependendo do estágio de vida que você se encontra. Note que não é um proposito. Um proposito seria “ajudar as pessoas e empresas a serem mais eficientes e competitivas usando tecnologia da informação”.

O trabalho em equipe é fundamental para o sucesso profissional. Um bom gestor reúne profissionais de diferentes características para criar uma equipe diversificada para aproveitar o melhor de cada um, formando uma equipe de alto desempenho. Quando você participar de uma equipe contribuía constantemente e ajude aquelas pessoas que são passivas e têm dificuldade para interagir com as outras.

Construa e interaja, constantemente, com sua rede de contatos profissional e não apenas quando você precisando de algo, como um emprego. Ajudar colegas cria uma espiral positiva de reconhecimento, bem-estar e agradecimento. Busque formas para crescer sua rede de contatos, participando de seminários, congressos, cursos, eventos de empresas e associações de classe. Nunca use sua posição atual para menosprezar outros colegas, o mundo gira e você poderá no futuro precisar desses colegas.

Você é o responsável pelo seu sucesso profissional. Busque alternativas para praticar cada característica importante para o seu desenvolvimento. Caso não consiga se desenvolver na empresa onde trabalha, ajude outras pessoas, crie comunidades virtuais e trabalhe em entidades sem fins lucrativos de forma voluntária. Sempre existe uma forma de se desenvolver como pessoa e profissionalmente.

Foto de perfil de Eduardo Fagundes
Siga-nos

Eduardo Fagundes

Eduardo Fagundes é um empreendedor polivalente. Desenvolve projetos de P&D nas áreas de Big Data, Analytics, IoT e Inteligência Artificial para o setor de energia na Universidade Mackenzie (SP). Professor de Engenharia de Software no pós-graduação em Governança de TI da Universidade Mackenzie (SP), e de Estratégias de Negócios Sustentáveis no MBA da FIAP (SP). Desenvolveu e é tutor do curso online sobre Cidades Sustentáveis baseado na ISO 37.120, e coordena o fórum virtual sobre Cidades Inteligentes. Desenvolve projetos de eficiência energética e energia sustentável. Produz cursos online, aplica workshops de ideação, mentoring sobre tecnologias sustentáveis e projetos de inovação sustentável baseados no GRI (Global Reporting Initiative). Desenvolveu projetos na Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Índia, Inglaterra e Itália. Fundou três startups.
Foto de perfil de Eduardo Fagundes
Siga-nos
Facebooktwittergoogle_pluslinkedin

Deixe uma resposta