A falta de governança pessoal reflete o mau desempenho dos negócios

Governança é um conjunto de práticas, regulamentos, processo de decisão, costumes, ideias que mostram a maneira pela qual algo é dirigido ou administrado. Em um governo, a governança é maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos sociais e econômicos de um país visando seu desenvolvimento, e a capacidade de planejar, formular e programar políticas e cumprir funções. A governança corporativa nas empresas é o conjunto de processos, orientados pelos regulamentos e ideias, que mostram como a organização é dirigida. A governança de TI é um conjunto de práticas adotadas pelos profissionais de TI para garantir controles efetivos e para ampliar os processos de segurança e desempenho. Entretanto, pouco se comenta sobre a governança pessoal na qual envolve o planejamento, as ações, costumes e ideias de um indivíduo. Acredito que a falta da governança pessoal influencia, diretamente, no mau desempenho dos negócios, por um simples motivo, quem não consegue ter seu próprio planejamento de vida, fundamentos sólidos, ideias próprias, autoconhecimento e espiritualidade, não consegue definir, implantar e seguir a governança no governo, na empresa ou em TI.

Pergunte-se a si mesmo, quais são seus pontos fortes, pontos fracos, as oportunidades que estão a sua volta e ameaças para não ter sucesso nos seu trabalho ou empreendimento? Ou seja, o clássico SWOT. Conhecendo esses pontos (sem enganar a si próprio) você tem um plano para superar as fraquezas e as ameaças, e melhorar ainda mais seus pontos fortes e pegar as melhores oportunidades que estão ao seu redor?

Já parou para pensar qual o real valor que você oferece para a sua organização? Está claro quem são seus clientes e qual a melhor forma de se relacionar com eles? As atividades e os recursos que você tem a sua disposição estão sendo utilizados da melhor maneira possível? O seu relacionamento com seus parceiros de negócios internos ou externos são apropriados? O investimento que você fez no seu MBA (ou que ainda fará) teve o retorno do investimento que foi projetado? Você fez alguma coisa para garantir que esse retorno acontecesse?

Se você respondeu não ou teve dúvidas em alguma dessas perguntas você deve rever sua governança pessoal. Antes de você buscar um coaching profissional, acredite na sua capacidade de virar o jogo com a ajuda de colegas e amigos. A busca precipitada de ajuda profissional pode demonstrar que você não tem maturidade suficiente para dirigir algo importante, uma vez que você não consegue nem dirigir a sua própria vida.

Uma regra de ouro é que são apenas os verdadeiros amigos que irão te dizer a verdade, por mais dura que seja. Desta forma, saiba quem são seus melhores amigos. Provavelmente, a lista não ultrapasse os dedos das duas mãos, incluindo a sua própria família. Pergunte a eles quais são seus pontos fortes e suas fraquezas. Questione-os sobre seu comportamento, ideias e costumes. Procure ideias para melhorar.

Outra fonte de pesquisa importante são seus colegas e seus superiores no trabalho, incluindo as pessoas nas quais você presta serviço dentro da empresa. Não espere, passivamente, por uma avaliação formal. Questione-os sempre que tiver oportunidade, principalmente, logo depois que você concluiu uma atividade ou tomou uma decisão por conta própria.

Outra regra de ouro: escreva tudo e resuma seus objetivos em uma única folha e revise todos os dias para não se desviar do seu rumo.

A próxima etapa é saber se a organização que você trabalha está em linha com seus objetivos. Você pode estar em uma ótima empresa, porém fazendo coisas que não contribuem para alcançar seus objetivos. Procure influenciar seus superiores para trocar de posição. Caso não consiga, troque de emprego.

Se você estiver exercendo uma atividade em linha com seus objetivos, além de você ganhar a empresa ganha. Uma empresa de alta performance é aquela que tem colaboradores que conseguem realizar seus objetivos pessoais melhorando o desempenho da empresa.