A guerra do marketing dos certificados dos Data Centers

Acompanhei uma discussão no Linkedin sobre certificações de data centers pelo Uptime Institute. A discussão começou com um post de um grande player do mercado relatando à conquista de certificados Tier III em dois de seus data centers no Brasil. A discussão avançou com um participante dizendo que outro player também tinha dois data centers certificados. Teve uma replica dizendo que a certificação do primeiro era para Cloud Computing e não serviços de Colocation. Outro post comparou o investimento de R$100 milhões de um data center Tier III contra R$3,3 bilhões de um data center Tier IV, citando o caso do novo data center do Itaú em Mogi Mirim.

Durante a leitura dos posts, lembrei que quando comecei a trabalhar com data centers, há muitos anos atrás, era proibido colocar placas de identificação de data centers, para não facilitar a ação de pessoas de má fé. Hoje, com a ajuda do pessoal de marketing e do Google Maps conseguimos ter acesso a muitas informações críticas, incluindo a localização dos geradores de energia, tanques de combustível, subestação de energia, etc.

Apenas para lembrar, o Uptime Institute tem duas formas de certificação: (1) Design Documents; e, (2) Constructed Facility. Essas certificações referem-se apenas à topologia física da infraestrutura que impacta, diretamente, no ambiente computacional. Existem quatro níveis de certificação: (1) Tier IV – infraestrutura local tolerante a falhas com disponibilidade de 99,995%; (2) Tier III – infraestrutura local paralelamente sustentável com disponibilidade de 99,982%; (3) Tier II – infraestrutura local com componentes redundantes com disponibilidade de 99,741%; e, (4) Tier I – infraestrutura local básica com disponibilidade de 99,671%.

Entretanto, a certificação que considero mais relevante é de sustentabilidade operacional do Uptime Institute. Essa certificação avalia a gestão e operações (como qualificação do pessoal, programas de manutenção, presença de pessoal, por exemplo), construção com características adicionais e, localização do site (por exemplo, inundações, corredores de transporte, etc.).

O único site com certificação de sustentabilidade operacional pelo Uptime Institute no Brasil é o data center da Telefônica/Vivo em Santana de Parnaíba, na Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, atrás da Sky TV, no lado da Plural Indústria Gráfica (onde é impresso o jornal Folha de São Paulo). Também dividido apenas pelo muro da gráfica, fica localizado o novo data center da BM&F Bovespa, classificado como Tier III Certification of Design. Veja a foto abaixo.

data-center-bmf-bovespa-telefonica-vivo-vista-aerea

Instalar dois data centers de missão crítica no lado de uma gráfica que processa toneladas de papel diariamente e que mantem estocados toneladas de tinta e outros componentes altamente inflamáveis é no mínimo curioso. Um eventual incêndio na gráfica, paralisaria complemente a região, impedindo inclusive o reabastecimento dos tanques de combustível dos dois data centers, por questões do bloqueio do trânsito e riscos devido ao calor irradiado do incêndio. Comento isso por experiência própria em um incêndio na área de pintura da linha de produção que ficava próxima do data center na planta da Volkswagen (na época da Autolatina) na Rodovia Anchieta. Tivemos que acionar o plano de contingência e desativar o data center devido ao calor, riscos de explosões e dificuldade de acesso ao prédio.

A exposição das certificações dos data centers na mídia para marketing, tanto da entidade certificadora como das empresas, aguça o apetite dos crakers e se tornam alvo de mais ataques cibernéticos. Entramos na mesma questão de quais arquivos criptografar nas empresas. Melhor criptografar todos, evitando a sinalização de quais arquivos são mais importantes.

Outra questão que considero importante avaliar é a concentração de data centers em determinadas regiões, tipo na cidade de São Paulo, Barueri e região de Campinas. Veja o post  https://efagundes.com/blog/o-risco-de-concentrar-data-centers-em-grandes-cidades/.

Confesso que selos de certificação não me impressionam.  Nos bastidores existe uma disputa entre o Uptime Institute e a Associação das Indústrias de Telecomunicações (TIA) com sua norma TIA 942, com algumas trocas polidas de opiniões. Nas seleções de serviços de data centers que fiz ao longo dos anos, inclusive internacionais, sempre fui atrás dos detalhes e evidências que comprovassem os processos e infraestrutura que suportam as certificações.

Em minha opinião é necessário identificar a real necessidade da infraestrutura e processos dos data centers para as operações da sua empresa e esquecer as certificações. Dá mais trabalho, porém você terá a certeza que está contratando um serviço adequado a sua empresa com mais opções de fornecedores para contratação e maiores oportunidades de redução de custos.

Lista dos data center certificados pelo Uptime Institute no Brasil em 16/7/2015.

Company Data Center Name Data Center Location Tier Certification
Telefonica VIVO Data Center Tambore Sao Paulo, Sao Paulo Tier III Gold Certification of Operational Sustainability
Brasil Tier III Certification of Constructed Facility
Tier III Certification of Design Documents
Banco Santander Brasil S/A Centro Tecnológico Campinas – DC2 Sao Paulo, Tier IV Certification of Constructed Facility
Brasil Tier IV Certification of Design Documents
Banco Santander Brasil S/A Centro Tecnológico Campinas – DC1 Sao Paulo, Tier IV Certification of Constructed Facility
Brasil Tier IV Certification of Design Documents
EQUINIX Brasil Site Tambore – SP2, Phase 3 Barueri, Sao Paulo Tier III Certification of Constructed Facility
Brasil Tier III Certification of Design Documents
Ascenty Data Centers Locação E Serviço LTDA Ascenty DC Fortaleza Fortaleza, Ceara Tier III Certification of Constructed Facility
Brasil Tier III Certification of Design Documents
Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo DATA CENTER – DCMPF – TJES Vitoria, Espirito Santo Tier III Certification of Constructed Facility
Brasil Tier III Certification of Design Documents
Itau Unibanco Centro Tecnologico Mogi Mirim-DC2 Sao Paulo, Tier III Certification of Constructed Facility
Brasil Tier III Certification of Design Documents
Itau Unibanco Centro Tecnologico Mogi Mirim-DC1 Sao Paulo, Tier III Certification of Constructed Facility
Brasil Tier III Certification of Design Documents
VIVO S.A. Data Center Tambore Sao Paulo, SP Tier III Certification of Constructed Facility
Brasil Tier III Certification of Design Documents
Matrix Data Center DC Matrix 1 Sao Paulo, Tier III Certification of Design Documents
Brasil
Getnet Tecnologia Getnet Campo Bom Campo Bom, Rio Grande do Sul Tier III Certification of Design Documents
Brasil
Ascenty Data Centers Locação E Serviço LTDA Ascenty DC Jundiai Sao Paulo, Tier III Certification of Design Documents
Brasil
Oi Cyber Data Center Data Center SIG – Brasília – DF Brasília, Distrito Federal Tier III Certification of Design Documents
Brasil
Governo do Estado do Parana CELEPAR Data Center Curitiba, Tier III Certification of Design Documents
Brasil
ALOG Data Centers do Brasil Rio de Janeiro – Site RJ2 Rio de Janeiro, Tier III Certification of Design Documents
Brasil
CSU CSU.ITS Sao Paulo, Tier III Certification of Design Documents
Brasil
BM&F BOVESPA S.A. DATA CENTER BM&F BOVESPA Sao Paulo, Tier III Certification of Design Documents
Brasil
CODEMIG Data Center da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais Belo Horizante, Tier III Certification of Design Documents
Brasil
CODEMIG DC PRODEMGE – Tecnologia Belo Horizonte, Tier III Certification of Design Documents
Brasil
Ascenty Data Centers Locação E Serviço LTDA Ascenty DC Campinas Sao Paulo, Tier III Certification of Design Documents
Brasil
Embratel Data Center Embratel Lapa Sao Paulo, Tier III Certification of Design Documents
Brasil
Globo.com Globo.com Datacenter Rio de Janeiro, Tier III Certification of Design Documents
Brasil
Petrobras CIPD Centro Integrado de Processamento de Dados Rio de Janeiro, Rio de Janeiro Tier III Certification of Design Documents
Brasil
T-Systems Brazil T-Center Barueri, Sao Paulo Tier III Certification of Design Documents
Brasil
Ativas Data Center Belo Horizonte, MG Belo Horizonte, Minas Gerais Tier III Certification of Design Documents
Brasil