A Logística de uma Loja Virtual

Abrir uma loja virtual não é configurar um software disponível no provedor de Internet e cadastrar os produtos. Abrir uma loja virtual é montar uma sofisticada operação de logística. O backoffice de uma loja virtual é fator crítico do negócio: gestão de estoques, monitoração dos atendimentos, estado da mercadoria, embalagem, horários de entrega e políticas de trocas e devolução de mercadorias estão entre os assuntos que devem ser planejados.

O custo da perda da credibilidade é fatal para uma loja virtual. Como a taxa de conversão em pedidos de venda do total das visitas é de apenas 1,3% é necessário um alto investimento em divulgação. Perder o negócio por falta de um backoffice eficiente está fora de cogitação.

Entretanto, do total de pedidos a taxa de conversão em vendas é de 0,95% devido a vários fatores. Mas a maioria, cerca de 75% dos pedidos de vendas não são completados por problemas logísticos.

Uma das formas de evitar problemas com os clientes e garantir a credibilidade da loja é oferecer apenas itens que estão no estoque. Entretanto, se a loja tem pouca oferta diminui o número de visitação e também implica no aumento do capital de giro. Por outro lado, se não entregar uma mercadoria no prazo perde o negócio e a credibilidade. A arte é equilibrar esses pontos.

Existem várias soluções logísticas para controle de estoques e distribuição que podem ser adotadas, combinando estoques próprios e estoques dos distribuidores. Acordos comerciais forte e processos robustos devem ser estabelecidos para atender as expectativas dos clientes.

Antes de pensar no website da sua loja virtual, pense na logística.