Ambiente de homologação como estratégia de DRP

Em ambientes de desenvolvimento de software existe uma infraestrutura para homologação de novos programas similar ao ambiente de produção. O ambiente de homologação é menor que o da produção, porém possui todas as características da infraestrutura de hardware e software para garantir que os testes finais seja realizados. Se usarmos um ambiente de processamento elástico podemos utilizar o ambiente de homologação como ambiente de produção em situações de contingência. Existem várias vantagens nessa estratégia, uma é que o ambiente está sempre configurado com as últimas versões de software do ambiente de produção. Outra vantagem é a redução de investimentos e despesas para manter ambientes apartados dos planos de recuperação de desastres (DRP – Disaster Recovery Plan). Uma vantagem adicional é implantar esse ambiente na modalidade de processamento em nuvem (Cloud Computing), para obter elasticidade, custo por demanda e conexões seguras via Internet.

Planos de recuperação de desastres são essenciais para Data Centers com o objetivo de garantir a continuidade de negócios das empresas. O fato é que muitas organizações, incluindo entidades públicas, investem pouco em planos de continuidade de negócios e, consequentemente, em infraestrutura redundante para DRP nos Data Center. Provavelmente, essa situação ocorra pela baixa probabilidade de ocorrência de um desastre no Data Center. Entretanto, vários fatores estão se alterando, tanto do ponto de vista dos negócios quanto das mudanças climáticas extremas.

Os negócios estão cada vez mais dependentes e integrados aos sistemas de informação para melhorar a experiência dos clientes e otimização dos processos de negócios. A simples ideia de paralização do Data Center pode trazer uma reação negativa dos investidores e clientes, que buscarão empresas com estruturas mais confiáveis.

Criando sinergia entre o ambiente de homologação e o plano de recuperação de desastre é possível aumentar a produtividade do staff, ter foco no DRP, manter os ambientes atualizados, garantir a continuidade de negócios da empresa e conquistar a confiança de investidores e clientes.

Mais detalhes entre em contato e participe da discussão.