As empresas precisam de líderes ou gerentes?

A diferença entre um líder e um gerente é que o líder transfere sua visão para as pessoas e o gerente transfere tarefas. O líder torna a relação entre as pessoas duradoura, o gerente torna a relação pontual e frágil. O líder exerce fascínio, o gerente autoridade. O líder tem seguidores, o gerente tem funcionários.

A pergunta que sempre se faz é se podemos transformar uma pessoa em líder. Nada é impossível. O esforço da transformação tem muito a haver com as características pessoais e de sua dominância cerebral de cada individuo. Simplificando, existem quatro tipos de dominância cerebral: analítico, controlador, experimental e relacional. Cada pessoa dependendo de sua dominância cerebral encara a realidade de um modo diferente e, consequentemente, a forma de como se relacionar com as pessoas. Os analíticos e controladores são mais orientados pela racionalidade. Os experimentais e relacionais mais para o lado lúdico e emocional.

Agora a pergunta fundamental: as empresas precisam de líderes ou gerentes? A resposta: precisam dos dois.

De nada adianta uma empresa ter só pessoas que inspirem, as empresas precisam ter pessoas que transpirem e controlem.

Desta forma, uma empresa de sucesso é aquela que consegue mesclar sua equipe com pessoas de diferentes características e colocá-las nas posições corretas. Muitas vezes uma pessoa tem baixo desempenho porque esta na posição errada, basta uma troca e ela deslancha.

Sumarizando, crie uma equipe com líderes, gerentes, seguidores e funcionários. Adapte sua equipe a dinâmica da sua empresa. Coloque as pessoas certas nas posições certas.