As mais inovadoras de TI: Google, Apple, Amazon e Microsoft

Uma pesquisa da TechPro publicada em abril de 2015, apontou as empresas de TI mais inovadoras. A pesquisa envolveu 363 tomadores de decisão de várias empresas de setores diferentes. Interessante observar que duas empresas, Google e Amazon, foram criadas na era da Internet e as outras, Apple e Microsoft, foram disruptivas na sua época, com o lançamento dos computadores pessoais. A característica comum entre elas é que nasceram com uma visão de inovação e continuam até hoje.

As outras empresas citas na pesquisa obtiveram pontuação inferior a 50% entre os entrevistados, incluindo Cisco, IBM, HP, Dell, Oracle, SAP e EMC. Veja o gráfico abaixo.

techpro-most-innovative-companies-2015

A pesquisa mostra que 52% dos entrevistados acham que a inovação é igualmente importante no mercado consumo e nos negócios empresariais. Dentre eles, 38% apontam maior importância no mercado de consumo, enquanto 10% indicam o mercado empresarial.

As tecnologias de Cloud Computing, Mobility, Software as a Service (SaaS) e ferramentas de colaboração são apontadas como as mais utilizadas para a inovação. Veja o gráfico abaixo.

techpro-which-technologies-are-your-company-using-to-innovate-2015

As empresas tradicionais do mercado de TI que obtiveram baixa pontuação em inovação (HP, Dell, Oracle, SAP e EMC) oferecem serviços para clientes que buscam eficiência operacional e são avessos a riscos. Desta forma, continuam fortes no mercado e acompanhando a evolução de seus clientes.