Baixa participação de mulheres na gestão de TI no Brasil

O importante prêmio de destaques de CIOs promovido pela IT Mídia mostrou a baixa participação de mulheres na gestão de TI no Brasil. Apenas 10% dos destaques eram mulheres, dentre 21 indicados, e igual percentual foram as vencedoras em duas categorias. Isto o mostra o mercado dominado pelos homens e baixa diversidade nas empresas. Na TI, pouca diversidade pode reduzir a criatividade das soluções e perpetuar antigos vícios organizacionais. Imagine, apenas por hipótese, que um CIO não queira arriscar mover seu BI (Business Intelligence) para Big Data & Analytics. Certamente, ele encontrará razões de sobra para convencer a alta direção da empresa da sua opinião, perdendo enormes benefícios de alavancagem da empresa.

O prêmio, também, mostrou que a inovação e grandes projetos de transformação digital estão ocorrendo apenas nas grandes empresas, uma vez que não apareceu nenhuma startup entre as 21 empresas indicadas.

Olhando os resultados podemos inferir que as startups não inovam ou que seus movimentos não estão sendo percebidos pelo mercado. Se a segunda hipótese for verdadeira, no longo prazo, as grandes empresas poderão ter dificuldade para competir no mercado de tecnologia. Obviamente, que existe a opção de comprar a startup.

Por último, parabéns e sucesso aos indicados.


C
IOs destaques no prêmio IT Mídia 2017. Em amarelo as empresas com CIOs mulheres.