Chegou a hora de aposentar o seu PABX

Pelas projeções, em 2016 a receita de dados da TIM deve ultrapassar a de voz. A função de voz do WhatsApp está irritando as operadoras de telefonia móvel. O Skype tem facilidades de vídeo conferência e números virtuais de telefones acessíveis via qualquer dispositivo. Então, não chegou a hora de aposentar o seu PABX?

O PABX é um equipamento do século passado que estabelece conexões de voz automaticamente usando circuitos baseados em canais multiplexados. Passaram por grandes avanços tecnológicos desde os PABXs eletromecânicos até as CPAs, centrais de programa armazenado. Os principais fabricantes de PABX, como a Siemens, NEC e Ericsson, há tempos vêm investindo em soluções unificadas para voz e dados, integrando e-mails e vídeo conferência para o mercado corporativo.

A Cisco entrou no negócio com soluções de VoIP, voz sobre IP, corporativo, integrando escritórios remotos e a rede pública de telefonia usando sinalização SIP (Session Initiation Protocol).

A Microsoft entrou no jogo com sua solução de PABX virtual com o Lync, uma versão corporativa para o Skype, que agora passou a se chamar Skype for Business. A serviço permite troca de mensagens instantâneas, transferência de arquivos, chamadas de áudio e vídeo HD em grupo, agendamento de reuniões no Outlook entre outras.

Provavelmente, muitos dos empregados das empresas já utilizam muitos serviços de comunicação fora do sistema corporativo, porém as empresas continuam pagando caro para manter os tradicionais PABX.

As empresas devem repensar a forma de se comunicar com seus clientes e parceiros de negócios. Por exemplo, muitas empresas não permitem chamadas via 0800 a partir de um celular devido ao alto custo das ligações. Serviços de atendimento ao cliente oferecem números de telefones fixos, onde o cliente paga a conta. Imagine esperar mais de 20 minutos para ser atendido em um Call Center onde você paga a conta.

Os pequenos empresários já descobriram a facilidade do WhatsApp e divulgam seu número em propagandas e cartões de visita, além da lista de telefones celulares um para cada operadora, permitindo que os clientes evitem gastos desnecessários. Os donos de pequenos negócios são mais sensíveis ao bolso dos clientes do que as grandes corporações.

Uma nova estratégia de comunicação deve facilitar o trabalho remoto de seus empregados e contemplar planos de continuidade de negócios. O trabalho remoto está cada vez mais popular, trazendo inúmeras vantagens para a empresa e empregado. Outro ponto importante é garantir a continuidade no atendimento aos clientes e fornecedores em caso de falha do PABX. Em muitos casos as soluções de contingência são o celular ou linhas fixas independentes, porém em ambos casos existem limitações de uso. Uma delas é que o cliente não sabe os números alternativos.

Concluindo, aposente seu PABX e implante soluções de voz integradas a dados e serviços públicos de voz via Internet. Os clientes irão agradecer.