Constelação de satélites miniaturas para mapear o planeta

Os satélites têm o tamanho de um carro, normalmente. Talvez, uma exceção seja o satélite espião NROL-32, lançado pelos Estados Unidos em 2010 que tem uma antena de aproximadamente 100 metros. Entretanto, parece que as coisas estão mudando. A Planet Labs, uma startup californiana fundada em 2012, está desenvolvendo satélites do tamanho de caixas de sapatos. Em 2014, eles lançaram o Flock 1, uma rede de 28 pequenos satélites, constituindo hoje a maior constelação de satélites do mundo.

small-satellites-DoveA foto mostra os pequenos satélites sendo lançados da Estação Espacial Internacional em fevereiro de 2014.

O projeto tem várias aplicações comerciais, ambientais e humanitárias. O projeto atende a várias indústrias cobrindo a agricultura, energia, florestas, infraestrutura, mapeamento de áreas e recursos naturais. Existem várias aplicações comerciais, tais como: detecção de mudanças, mapas personalizados, monitoração persistente, planejamento e logística.

Em outubro de 2014, o foguete Antares com 26 Doves explodiu quatorze segundos depois de lançado. Nos próximos meses mais 30 serão lançados para formar uma constelação formada por aproximadamente 100 satélites.

Os satélites funcionam com energia solar, cada um produzindo cerca de 20W cada.

Os satélite podem tirar fotos de alta resolução, entretanto, por questões de privacidade as imagens das pessoas serão tratadas para não serem reconhecidas.