DCIM e a integração das equipes de data centers e facilities

A gestão dos serviços de TI e telecomunicações está bem resolvida com frameworks internacionais como Cobit, ITIL, ISO 20.000 e outros. A gestão das facilities é apoiada por boas práticas de manutenção e frameworks ISO 9001, ISO 50.001 e outras. Entretanto, raramente, encontramos na operação dos data centers uma sinergia e práticas integradas e automatizadas dos processos de TI e facilities.

Essa falta de integração e automação de processos leva a erros humanos e redução da disponibilidade dos serviços.

O desafio é grande, pois essas áreas são gerenciadas por equipes e linhas de comando diferentes. Cada uma buscando resultados distintos, e alguns casos conflitantes. Por exemplo, o pessoal do data center precisa atender os SLAs com o menor custo possível para manter a competitividade no mercado. Por outro lado, o pessoal de facilities reluta em mudar de tecnologia ou de fornecedor para não correr riscos de falhas, justificando aumento de custos decorrentes do fornecedor ou da conjuntura econômica do país.

Entretanto, o receio da mudança também paralisa algumas ações de redução de custos do data center, como por exemplo não trocar o roteador de um fornecedor tradicional por um mais barato de um fabricante inovador.

Como sabemos a virtualização e a automação acabou com a necessidade de hardwares poderosos por commodity. O software resolve os problemas de falhas da infraestrutura. Isso é necessário, pois grandes estruturas de data centers com milhares de servidores e outros equipamentos apresentam falhas diárias de um ou outro componente.

Uma ação para melhorar a eficiencia dos data centers é integrar as áreas de infraestrutura e facilities usando o  DCIM, Data Center Infrastructure Management para integrar e automatizar os processos.

Mas do que isso, as equipes devem trabalhar juntas sob o mesmo comando e com objetivos comuns, além de salários e recompensas compatíveis.

Resumindo, só atingiremos melhores SLAs com redução de custos se unificarmos equipes e tivermos  processos integrados e automatizados.

Mapa de fornecedores de DCIM

DCIM Suppliers 451 Research