Economia parada. Inovação em alta.

O Brasil, praticamente, não cresceu no primeiro trimestre de 2012 comparando com o último trimestre do ano passado. O crescimento da economia brasileira foi de 0,2%, projetando um crescimento do PIB de 2,5%, o mais tímido dos países do chamado BRIC, que agora inclui a África do Sul. No entanto, a pior notícia é a redução de 1,8% dos investimentos. Redução ainda maior foi nos setores de máquinas e construção civil que caíram 3% desde julho do ano passado. A falta de investimento nesses dois setores gera problemas no futuro e indica que não teremos condições de oferta quando a economia mostrar sinais de recuperação. O Governo tenta minimizar a situação com a redução dos juros, entretanto isso não é suficiente para aquecer a economia.

Esperar por soluções do governo para salvar a economia não é a medida correta para as pessoas e empresas. Nesse cenário, a alternativa é investir em inovação. Lembrando, que “investir” não significa gastar dinheiro. O “investir” é focar nos processos internos da empresa, nos seus produtos e em incentivos fiscais do governo para enfrentar a crise. As empresas inovadoras são a que obtém sucesso em períodos de crise.

Sugiro reunir o pessoal da empresa em células de inovação para discutir alternativas de inovação e melhoria de processos. As crises geram mais união entre as pessoas. A geração de ideias muitas vezes é motivada por uma crise. Aproveite essa oportunidade para inovar.