Franquia de dados na Internet fixa pode inviabilizar serviços Over The Top

As operadoras de Internet fixa Vivo, Net e Oi passaram a oferecer apenas planos com limite de dados mensal, similar aos serviços de dados móvel. Ou seja, se ultrapassar o limite contratado o serviço será bloqueado ou ter sua taxa de transmissão reduzida. Os planos intermediários podem variar entre 80GB e 100GB. Normalmente, a Internet fixa é compartilhada nas casas entre vários dispositivos, como computadores, televisão, videogames, smartphones, tablets e outros dispositivos que virão baseados em Internet of Things e até brinquedos que interagem com as crianças através de roteadores sem fio. O modelo de plano de Internet fixa ilimitado permite o uso de vários serviços over the top sem restrições, como o Netflix, Skype, YouTube e outros com consumem grandes volumes de dados. No modelo com franquia os usuários terão que controlar e definir novos pacotes de dados. Esse modelo resolve, em parte, as reclamações dos provedores de Internet que não ganhavam nada com serviços da Internet, embora fossem eles que oferecem toda a infraestrutura de rede para que esses serviços funcionem.

Na prática, essa mudança pode aumentar os gastos das famílias. Para manter o equilíbrio financeiro muitas deverão optar por selecionar alguns serviços. Acredito que o serviço que será mais afetado será de televisão por assinatura, sendo substituído por serviços de streaming de vídeo, como Netflix, Telecine Play, Google, iTunes e outros.

Algumas empresas terão maior poder para ofertar descontos nas tarifas a partir de contratação de pacotes combo, com televisão, Internet e telefonia móvel. A outras poderão competir mantendo os serviços atuais, sem franquia.

O fato é que os provedores de Internet e usuários terão que reavaliar seus serviços. Do lado dos provedores, aqueles que mantiveram os planos ilimitados terão a oportunidade de ganhar mais mercado com a migração dos atuais usuários que serão afetados pelas franquias. Do lado dos usuários, será necessária uma reavaliação do perfil de uso da Internet, televisão por assinatura e serviço móvel.

Convém lembrar que a taxa de transmissão está diretamente associada a qualidade de imagem dos serviços de streaming de vídeo. Optando por taxas de transmissão impactará na resolução da imagem da Netflix, por exemplo. Estima-se que vídeos em HD consomam cerca de 3GB por hora. Ou seja, se você assiste duas horas de filmes em qualidade HD serão necessários 180GB por mês só para a Netflix.