Internet ultra-rápida em Cupertino na Califórnia

A AT&T anunciou hoje um serviço de Internet ultra-rápida (1 Gbps ou 1000 Mbps) na cidade de Cupertino na Califórnia, via fibra óptica. O serviço custará US$110 por mês e terá a capacidade de baixar um filme HD em 36 segundos. Alguns serviços de banda larga de 150Mbps custam cerca de US$115 por mês usando tecnologia via par metálico (DSL) e cabo coaxial nos Estados Unidos.

A capacidade de transmissão de dados via fibra óptica é espetacular. É possível multiplexar frequências de luz e conseguir altas taxas de transmissão. Atualmente, as operadoras operam equipamentos com 160 canais de 10Gbps em links de 1.6Tbps.

As taxas de transmissão estão aumentando exponencialmente para os usuários. O número de dispositivos móveis e a capacidade de processamento também aumentam de forma exponencial. A Internet of Things (IoT) levará comunicação para lugares e dispositivos ainda nem sonhados.

Isso significa que o gargalo estará na capacidade de processamento das aplicações, que precisarão de grandes infraestruturas de servidores para processar grandes volumes de dados e número elevado de acessos simultâneos com velocidade e alta disponibilidade.

Difícil imaginar um cenário futuro sem cloud computing e Big Data para as grandes empresas. As pequenas e médias empresas poderão se beneficiar com as gigantescas infraestruturas de data centers para criarem novos negócios e se equipararem em competitividade com as grandes, pelo menos na área tecnológica.