Maturidade das Empresas de Software

Para o setor de software no Brasil ser mais competitivo é fundamental que as empresas atinjam níveis de maturidade compatíveis com o mercado globalizado. Para o desenvolvimento de software existem normas internacionais que definem as melhores práticas através de estruturas e processos. As normas ISO/IEC 12.207 e ISO/IEC 15.504 definem os processos, propósitos, resultados, capacidade e requisitos de avaliação. O modelo CMMi segue a mesma linha definindo os níveis de maturidade de 2 a 5. Para os grandes exportadores de software devem atingir níveis de maturidade CMMi 4 e 5 para serem competitivos globalmente, independente do investimento a ser realizado. As pequenas empresas de software que representam 99% do setor devem no mínimo atingir o nível 3 do CMMi para serem competitivas no mercado local. Entretanto, para as pequenas e médias empresas o investimento em certificação é extremamente critico em um cenário onde cerca de 50% delas não ultrapassam 5 anos de vida. Por outro lado, o efeito China tem feito as empresas em geral buscarem preços mais competitivos e forçam os fornecedores a trabalharem com margens pequenas, inviabilizando investimentos em certificações. Nesse ponto entra o papel do Estado em fomentar o crescimento e aperfeiçoamento das empresas para garantir o crescimento sustentável do País. Dentro dessa linha foi criado o MPS-BR, um projeto que desenvolveu um modelo de referência nacional para a Melhoria de Processos de Software (MR-MPS) voltado para a realidade das empresas nacionais. O projeto é liderado pela Softex e apoiado pelo Governo e Universidades.

O MPS-BR fornece uma visão geral sobre os demais guias que apóiam os processos de avaliação e de aquisição. Seus 7 níveis de maturidade cobrem processos com propósitos e capacidade com atributos orientados a resultados. Segue a descrição dos níveis do MPS-BR:

A – Inovação e implantação na organização; análise e resolução de causas.

B – Desempenho do processo organizacional; gerencia quantitativa do projeto.

C – Análise de decisão e resolução; gerencia de risco.

D – Desenvolvimento de requisitos; solução técnica; integração de produto; instalação do produto; liberação do produto; verificação e validação.

E – Treinamento; avaliação de melhoria do processo organizacional; definição do processo organizacional; adaptação dos processos para a gerência do projeto.

F – Medição; gerencia de configuração; aquisição; garantia de qualidade.

G – Gerencia de requisitos e gerencia de projetos.

O modelo pode ser relacionado com os níveis de maturidade do CMMi com mostra a figura abaixo.

MPS-Br x CMMi

Para fomentar o uso do MPS-BR é importante a participação do Governo definindo linhas de financiamento e orientado as empresas estatais a solicitarem certificação das empresas de software em seus editais de contratação após um período de maturação do mercado.

O processo de certificação das empresas de software é realizado por agentes credenciados da Softex dentro de critérios detalhados descritos no guia de avaliação.

A adoção de uma metodologia certificada é importante para elevar os níveis de maturidade das empresas e, essencial, para atingir o objetivo de elevar a participação do setor no PIB nacional de 3,5% para 5,3% até 2020. Atingir níveis de maturidade mais elevados significa investimento e compromisso das empresas. A sofisticação dos processos exigirá pessoal qualificado e aumento da estrutura organizacional. O treinamento é parte importante nesse processo.