Melhor investir em certificações de entidades de profissionais ou obter uma titulação acadêmica?

Investir em curso é como qualquer outro investimento, busca-se algum tipo de retorno. Pode ser apenas uma satisfação pessoal ou ganhos adicionais do dinheiro investido. Dentro deste contexto, temos que avaliar o retorno no curto, médio e longo prazo.

A certificação é uma declaração formal de “ser verdade”, emitida por uma autoridade legal ou moral depois de um processo formal de verificação. Dentro dessa definição se enquadram entidades acadêmicas e instituições formadas por profissionais especializados, incluindo empresas que treinam profissionais para trabalharem com seus produtos.

Buscar uma certificação em um produto é um investimento de curto prazo, diria de curtíssimo prazo, pois os ciclos de vidas dos produtos estão cada vez menores. Investir em como configurar um software, provavelmente, será valido para os próximos seis meses.

Certificações para desenvolver ou operar processos desenvolvidos por entidades de profissionais especializados têm duração mais longa, pois usam metodologias e replicam práticas que foram utilizadas com sucesso em outros lugares. Isso acelera a curva de maturidade de processos das empresas e, consequentemente, sua competitividade no mercado.

Na maioria dos casos, as certificações de profissionais avaliam apenas o conhecimento técnico e não as habilidades comportamentais para que garantem a efetiva implantação dos processos. Embora algumas entidades exijam cartas de recomendação e comprovação de experiência em algumas áreas, os certificados emitidos podem não garantir a efetiva capacidade de um profissional implantar um novo processo ou projetos de alta qualidade.

Provavelmente, seja mais vantajoso para uma empresa investir em uma auditoria para avaliar se um projeto está dentro das especificações de uma norma internacional, um processo conhecido como accreditation, do que pagar provas de certificação para seus funcionários.

Células de melhoria contínua de funcionários usando casos reais para auto aprendizado são mais eficientes que muitos treinamentos formais. Essas células criam engajamento do pessoal e fomentam a inovação. O desafio do trabalho ser avaliado por uma auditoria interna ou externa é motivador e as pessoas dão o máximo.  Para adquirir conhecimento externo, a leitura de artigos técnicos e livros, participação em seminários e reunião com fornecedores são importantes. Eventualmente, a participação de um consultor experiente nessas células acelera a convergência para o resultado final.

Pessoalmente, não recomendo que profissionais busquem certificações de forma independente sem o apoio da empresa, pela simples razão que eles não terão como aplicar de forma imediata, neutralizando todo o esforço e dinheiro investido.

Agora vamos analisar o investimento em uma titulação acadêmica. Esse é um investimento de médio e longo prazo. A proposta de um curso acadêmico não é apenas transferir conhecimento, e sim habilitar os alunos a construir o conhecimento e desenvolver habilidades de relacionamento e trabalho em equipe. Como o aluno estará mais tempo envolvido com os estudos, os conceitos e a aplicação deles em projetos acadêmicos (muitos relacionados com questões práticas das empresas) é melhor absorvido e passam a fazer parte do seu perfil como profissional.

Uma vantagem adicional da titulação acadêmica é a possibilidade de no futuro o aluno se tornar professor, ampliando seu leque de oportunidades profissionais. Conheço vários profissionais extremamente competentes que não podem dar aula por falta de uma titulação acadêmica.

A escolha de um ou outro curso é uma decisão pessoal e depende do momento profissional de cada um. Entretanto, avalie cuidadosamente as opções para evitar gastar seu tempo e dinheiro desnecessariamente.