Mobilidade e os carros elétricos

O paradigma do carro está mudando. Dentro de uma visão disruptiva, precisamos de um dispositivo que nos transporte de forma rápida, confortável e barata entre dois pontos com mínimo impacto ambiental. Bicicletas limitam-se a pessoas com capacidade física e que estejam dispostas a enfrentar as intempérias do tempo, como forte calor e chuva. As motocicletas ganham das bicicletas no menor esforço físico, porém são mais poluidoras se usarem gasolina. Carros elétricos usando o conceito tradicional dos carros são caros e continuariam a congestionar as cidades. Parece que um triciclo elétrico pode ser uma solução disruptiva para transporte. Usando apenas três pneus minimiza a extração de recursos naturais para a fabricação de pneus, rodas e outros componentes. O tamanho reduzido torna-o ágil e leve, exigindo menor consumo de energia elétrica para funcionar e dando mais autonomia.

A americana Arcimoto deve lançar o Firefly no próximo ano ou no ínicio de 2017. O reduzido número de peças e simplicidade de montagem viabiiliza a montagem de fabricas em vários locais com utilização de materias locais para minimizar a logística e atender a legislação de alguns países que exigem conteúdo local, como no Brasil onde é exigido 30% de componentes locais.

image

A comunidade internacional incentiva o uso de carros elétricos, incluindo competições, como a World Solar Challenge na Austrália entre 18 e 25 de outubro de 2015. Várias Universidades participam com protótipos de carros elétricos com patrocínio de grandes empresas do mercado de energia e automobilístico.

image

Todas essas iniciativas devem mudar o paradigma dos carros e acelerar a adoção de novos dispositivos de mobilidade para transporte de pessoas com conforto, rápidos, baratos e sustentáveis.