O Brasil deve sediar a primeira Copa do Mundo com sustentabilidade ambiental

O Brasil tem o objetivo de sediar a primeira Copa do Mundo com sustentabilidade ambiental. Para isso os estádios que sediarão os jogos deverão obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), o chamado Selo Verde. Para obter esse certificado são analisados os seguintes itens: eficiência energética, uso racional de água, uso de materiais com baixo impacto ambiental e qualidade ambiental interna. A análise e concessão do certificado é responsabilidade do Green Building Council Brasil, organização não governamental e integrante do World Green Building Council (GBC), entidade supranacional que regula e incentiva tecnologias, iniciativas e operações sustentáveis na construção civil.

Oito estádios já estão em processo de certificação para o selo verde. O estádio de Brasília manifestou a intenção de obter o selo no nível platina, o mais alto na escala do GBC. Também buscam certificação os estádios de Belo Horizonte, Manaus, Natal, Fortaleza, Salvador e Recife.

O Maracanã, no Rio de Janeiro, e as arenas de São Paulo (Corinthians), Curitiba (Arena da Baixada) e Porto Alegre (Beira-Rio) ainda não iniciaram os procedimentos para obter o certificado LEED.

O custo inicial de uma obra sustentável é de 1 a 7% maior que uma obra convencional. Porém, o custo operacional tem redução mensal de 9% com economia de água, energia e em gastos com manutenção.