O iTunes da Apple está no oceano vermelho

O serviço de música da Apple, iTunes, que transformou o negócio de música no mercado está navegando no oceano vermelho, competindo em preço com vários serviços, como o Spotify e Netflix. O serviço iniciou em janeiro de 2001, depois que a Apple comprou os direitos do software SoundJam MP da empresa Casady & Greene. Atualmente, o iTunes Store permite a compra e reprodução de vários itens multimídia. Isso mostra que um negócio disruptivo, mais cedo ou mais tarde, acaba encontrando competidores de peso.

A Apple nos últimos anos apresenta ao mercado apenas produtos com inovações incrementais, seguindo a evolução da tecnologia e disponíveis em outros equipamentos e serviços. Ainda continua sendo o objeto de desejo de várias pessoas, porém serviços similares estão cada vez mais disponíveis no mercado.

O pior cenário de negócios para uma empresa é quando ela começa a competir por preço e não por valor agregado aos seus clientes. Isso pode destruir a empresa. Reduzindo, sistematicamente, os preços e margens de lucro irá faltar dinheiro para investimentos em inovação, entrando em uma espiral negativa.

Se isso acontece com a Apple, com um valor de mercado capaz de adquirir todas as empresas listadas na BM&FBovespa em 2016, imagine com as pequenas e médias empresas. O que é necessário fazer para inovar e navegar no oceano azul?

O primeiro passo é definir o seu mercado. Depois avaliar quais as necessidades desse mercado e investigar quais produtos estão atendendo as demandas dos consumidores. Tudo é uma questão de oferta e demanda. Se você identificar uma nova demanda, invista nela, mesmo que não esteja o seu negócio atual. Para evitar conflitos internos e perda de foco, crie uma startup com gestão independente com pessoas de sua confiança.

Quem imaginaria que a Google iria competir com a Ford? A questão é que o mundo mudou e a Google percebeu que uma demanda interessante é a mobilidade das pessoas nas grandes cidades. Independente de quão grande é a Ford, a GM, a Volkswagen e outras empresas do setor automobilístico, ela encontrou um diferencial. Como o negócio da Google não é mexer com ferro e aço, ela está buscando parceiros para complementar suas competências.

Muitas vezes quando você está no meio do furacão é difícil enxergar os novos movimentos do mercado, principalmente se sua empresa (vale para profissão e competências pessoais) está indo bem. O jeito é desafiar, constantemente, as coisas como elas são e observar e se antecipar aos movimentos dos consumidores.

Lembre-se que a inovação disruptiva é mais fácil de acontecer em empresas pequenas e iniciantes do que em grandes empresas com estruturas organizacionais rígidas e baixa motivação dos empregados para inovação.