O Modelo do Caos

O caos pode ser utilizado para auto-organizar as empresas para um novo patamar de crescimento. Os líderes não podem perder a oportunidade para melhor significativamente o desempenho da empresa em períodos de caos. Se eles não surgirem, crie-os.

Nesse vídeo utilizei duas linhas de pensamento para argumentar as vantagens do caos para alavancar o desempenho das empresas. A primeira linha de pensamento é de Jim Collins apresentado em seu livro Good-to-Great. A segunda, o modelo do caos.

Jim Collins pesquisou várias empresas americanas de diversos segmentos que tiveram crescimento espetacular (Great) e comparou com empresas similares com resultados bons (Good) no período de 15 anos. A partir desse estudo ele e sua equipe identificaram quais são as condições para as empresas passarem de bons resultados para resultados espetaculares. A figura abaixo mostra os principais pontos que devem ser aplicados nas empresas.

Associando essa linha de pensamento com o modelo do caos podemos complementar as medidas que as empresas devem implantar para obter um crescimento excepcional e mudar seu patamar de crescimento e competitividade.