O mundo evolui

image

Quando olhamos a linha cronológica da história da humanidade um intervalo de 50 anos quase passa desapercebido. O destaque fica para fatos que influenciam, significativamente, a relação entre nações, catástrofes naturais e descobertas científicas que mudam o rumo da história.

Acredito que Cuba tem um espaço na história pela revolução cubana liderada por Fidel Castro com um punhado de revolucionários que tomaram o poder de um ditador, pela quase terceira guerra mundial com os mísseis soviéticos e agora pela retomada das relações com o mundo capitalista. A atitude do presidente americano Obama de flexibilizar as sanções econômicas, mesmo contra a posição do partido republicano, ainda é uma questão que deve ser analisada com mais profundidade. Uma que podemos visualizar é evitar a forte influência chinesa e de outros paises asiáticos na ilha. Como por exemplo, a operação do porto de Mariel por uma empresa de Singapura. Tem ainda a influência do bloco boliviano, porém com o fracasso das politicas econômicas dos paises do bloco ficou irrelevante.

O temos que aprender com isso é temos que ser flexíveis para mudanças, mesmo que estas questionem nossos princípios. Assumir uma posição estática enquanto o mundo se movimenta é suicídio intelectual, social e econômico.