O novo datacenter da Apple para a expansão do iCloud

Segundo informações do noticiário americano, a Apple irá construir um novo datacenter para expandir o seu serviço iCloud. As empresas de tecnologia estão construindo mega datacenter para seus serviços de nuvem. Isso mostra a clara direção da tecnologia para a computação em nuvem (cloud computing). O data center da Apple será em Prineville, condado de Crook no estado do Oregon. A área foi comprada por US$ 5,6 milhões.

As empresas buscam locais para os seus datacenters que reúnam pelo menos quatro condições: energia barata, facilidades de telecomunicações, temperatura amena e incentivos fiscais.

A questão da energia é crítica nos EUA do ponto de vista de uso de fontes não poluidoras. A Apple instalou painéis solares na sua instalação em Maiden, na Carolina do Norte.

Para esses locais devem existir infrastrutura robusta de telecomunicações, incluindo rotas de contingência e acesso a várias operadoras de telecomunicações.

A questão do clima do local é importante do ponto de vista de refrigeração. Quanto mais frio menor serão os investimento em refrigeração, reduzindo o consumo de energia e emissão de gases do efeito estufa (GHG).

Outro ponto fundamental para a definição da localização dos datacenters são os incentivos fiscais oferecidos pelos governos municipais, estaduais e federal.

Transportando essas condições para o Brasil, as regiões Sul e Sudeste são as que melhor reúnem condições climáticas e de infraestrutura para a instalação de datacenters.

A necessidade de energia é tão grande dos datacenters que não me admiraria no futuro que essas empresas de tecnologia virassem produtoras e distribuidoras de energia elétrica. Quem sabe?