O que fazer com o encolhimento da economia?

A Fiesp publicou um estudo que prevê o encolhimento de 4,5% da indústria neste ano, sendo mais pessimista que alguns economistas consultados pelo Banco Central que apontam uma queda de 0,83% em 2015. Como sabemos a economia tem um forte viés de comportamento humano. Noticias como essa fazem as pessoas ficarem mais cautelosas nas despesas e investimentos. Diante de desse cenário, o que fazer?

É de senso comum que uma das saídas é a exportação. Quando se comenta isso a primeira reação é de desamino e fala-se no famoso Custo Brasil. Entretanto, existem soluções que pouco são utilizados pelos empresários, como o uso das ZPEs (Zonas de Processamento de Exportação) e de Leis de Incentivo.

As ZPEs, no total de 24 no Brasil, permite a isenção de vários impostos para a exportação utilizando matérias primas nacionais e mão de obra local.

As Leis de Incentivo, algumas conhecidas como Lei do Bem, permite a renuncia fiscal de alguns tributos, permitindo compensar os aumentos de outros tributos.

Demitir e encolher os investimentos das empresas, entrando em uma espiral negativa, dificultará a retomada do crescimento. Manter profissionais qualificados fora do mercado de trabalho reduz nossa velocidade de crescimento.

A solução é jogar fora alguns paradigmas, pensar em alternativas de crescimento e explorar novos mercados.

O tempo que se perde em falar sobre a crise econômica e a corrupção pode ser melhor utilizado para pensar em crescimento.