O que você acha de pagar R$10 apenas para visitar uma loja?

É isso que uma loja na Austrália está cobrando das pessoas para caminhar dentro da loja. Grandes varejistas como Walmart, Best Buy e Target, cadeia de lojas americanas, já começam a pensar em adotar essa estratégia. Essa mudança é para combater o “showrooming”, uma prática onde uma pessoa se dirige a uma loja física para conferir os produtos antes de fazer a compra online por um preço menor.

Uma pesquisa da ForeSee Results, cerca de 70% dos consumidores usam um smartphone em uma loja física para pesquisar os preços dos produtos. O relatório mostra que 24% dos consumidores praticam o “showrooming” e que 40% compram do concorrente.

Aqui no Brasil algumas lojas cobram mais caro pelos produtos comprados na loja física do que na loja virtual. Um exemplo é a FastShop. Certa vez fui comprar um smartphone na loja física depois de consultar o preço na loja virtual (prática conhecida como Webrooming) e o preço estava maior. Questionei o vendedor o porquê da diferença e ele comentou que era o preço do atendimento personalizado. No final, comprei o produto pelo preço da loja virtual. Entretanto, os menos avisados pagariam mais caro.

Para combater o “showrooming” a rede de lojas americana Target anuncia que seu plano de vendas corresponde aos preços das principais lojas virtuais. Ou seja, garante que o cliente comprará o produto pelo menor preço. Essa prática já é utilizada aqui no Brasil. A maioria das lojas físicas acaba cedendo nas negociações quando o cliente mostra um preço menor em lojas virtuais, exceção aos preços do Mercado Livre e BuscaPé.

As Casas Bahia iniciaram uma campanha interessante. Você compra um determinado produto e ganha o direito de comprar outro de menor valor com um desconto agressivo. Ou seja, a compra de dois produtos acaba saindo mais barata.

Uma forma valiosa de chamar a atenção dos consumidores é via Marketing de Localização, como o Apple Passbook e o Google Wallet. Quando você tem um “pass” e estiver passando próximo de uma loja física você notificado de uma promoção pelo smartphone. O recurso que a Google tem hoje de identificar que você visitou uma loja virtual e depois intensificar os anúncios dessa loja quando você estiver navegando em outros sites que publicam anúncios da Google, poderá ser estendido para o marketing de localização.

Por outro lado, as lojas virtuais também sofrem com a prática do Webrooming, ou seja, seus preços apenas servem de referência para os consumidores comprarem nas lojas físicas, onde podem retirar o produto imediatamente. Algumas lojas virtuais estão montando lojas físicas e outras buscam promoções diferenciadas para incentivas a venda.

Resumindo, o acesso fácil a informações de preços usando smartphones nas compras está transformando a maneira de comprar. Os consumidores estão cada vez mais no comando e cabem as lojas, tanto virtuais como físicas, se adaptarem a esse novo estilo de vendas.