O risco de concentrar data centers em grandes cidades

Uma questão a considerar na expansão de grandes data centers é sua localização física. Muitos data centers estão concentrados em grandes cidades e isso aumenta o risco potencial de paralisação. Em caso de mudanças climáticas extremas em uma grande cidade o caos se instala. Os transportes param, as pessoas não conseguem chegar ao trabalho, a energia pode ser interrompida, o abastecimento de produtos é prejudicado entre outras situações que foge ao controle das pessoas.

Nessa situação, os data centers podem ser prejudicados, não no primeiro momento devido as reservas de combustível para seus geradores de energia em caso de interrupção do sistema público de energia, porém a falta de transporte para abastecer os tanques de combustível levarão a paralisação dos serviços. A concentração de grandes data centers em grandes cidades gera o risco de paralisar setores inteiros da economia em caso de situações extremas nas cidades.

A região metropolitana de São Paulo concentra  54,7% da população ocupada do Estado, segundo o Ministério do Trabalho. Essa concentração da atividade econômica prioriza os investimentos de infraestrutura das concessionárias públicas (energia, água, comunicações e gás), empresas de serviços e educação superior.

Não por coincidência, a receita das empresas de TI localizadas na cidade de São Paulo corresponde a 53,32% de todo o Estado. As cidades de Barueri, São Bernardo do Campo, Santana de Parnaíba, Cotia e São Caetano do Sul, representam 24% da receita. Outro polo de tecnologia importante é a região de Campinas, Hortolândia e Jaguariúna, representando 12% da receita. Em uma primeira análise, é o lugar ideal para se instalar um data center. Entretanto, se houver uma interrupção de energia por um longo período e problemas de transporte na região, a vantagem se torna desvantagem.

No caso de São Paulo, a situação é minimizada se as empresas instalarem seus backup site (DRP) na região de Campinas, Hortolândia e Jaguariúna que possuem grande data centers instalados. Alguns data centers podem implementar seus DRPs em outros Estados, como no Rio de Janeiro, por exemplo. Entretanto, manter data centers espelhos é um investimento alto é deve ser avaliado seu impacto nos negócios (BIA).

Uma questão que deve ser avaliada é a interiorização dos data centers. Várias cidades do interior dos Estados reúnem excelentes condições para a instalação de data centers, tornando-se ideal para hospedar, no mínimo, a infraestrutura de backup site das empresas.

Resumindo, quando for rever sua estratégia de data centers considere sua localização e avalie os riscos de ficar longos períodos sem energia em função de mudanças climáticas extremas que estão se manifestando com maior frequência em todo o planeta.