Projeto sobre Sustentabilidade e Energia Renovável para Data Centers

Estamos liderando um projeto sobre sustentabilidade e energia renovável para data centers na SUCESU-SP. O próximo encontro será no dia 24 de abril de 2014 entre 8h30 às 13h00.

O projeto introduz ações para reduzir a emissão de gases do efeito estufa, consumo e custo da energia nos data centers, através de práticas de racionalização de uso, novas tecnologias e ações conjuntas com o governo. Essas ações de responsabilidade empresarial contribuem para a preservação do meio ambiente e aumento da competitividade dos data center, resultando em melhor qualidade de vida para as pessoas, manutenção e crescimento de empregos qualificados.

O projeto prevê programas educacionais para uso racional de energia, estudos e benchmarking entre os associados sobre eficiência energética e emissão de gases do efeito estufa, aconselhamento em projetos técnicos, negociação com governos e agências reguladoras para a viabilização de projetos, identificação de municípios para a instalação de novos data centers e estudo para uso de energia do mercado livre.

Estudos mostram que os data centers consumem entre 1.1% e 1.5% da eletricidade global.

O estilo de computação em nuvem (Cloud Computing) e a computação móvel têm impulsionado o uso intensivo de processamento centralizado, indicando que apesar das ações de eficiência energética, o crescimento de consumo de energia dos data centers tem viés de alta.

Outro desafio dos data centers é reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Um estudo do Greenpeace de 2008 (Smart 2020) mostrou que os data centers produzem cerca de 116 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) e que o setor de TI inteiro é responsável por 2% das emissões globais de gases do efeito estufa.

A crescente dependência dos data centers gera reflexos na economia e na política. Hospedar um data center em uma região (cidade, estado ou país) traz desenvolvimento socioeconômico através do aumento do nível emprego qualificado, crescimento da economia local, saúde e educação.

O primeiro encontro de executivos de data centers em novembro de 2013 contou com a participação do Banco do Brasil, Bradesco, HSBC, Santander, Infor, Interadapt, CA, CPFL Renováveis, Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE) e ABRAGEL (Associação dos Geradores de Energia Limpa), entre outros. O resultado foi a conscientização do tema e a confirmação da viabilidade do projeto.

foto-eduardo-fagundes-workshop-sustentabilidade-e-enegia-para-datacenters

O segundo encontro, agendado para o dia 24 de abril de 2014, tem o objetivo de engajamento de mais associados ao projeto, apresentação de novas tecnologias e modelo de fornecimento de energia renovável, aproximação com agências reguladoras e governo, e apresentação da proposta de levantamento de dados sobre consumo de energia e emissão de gases de efeito estufa dos associados.

PAUTA DO ENCONTRO

  • Cenário do setor elétrico brasileiro;
  • Plano Municipal de Mudanças Climáticas e Gestão de Resíduos Sólidos;
  • Novas tecnologias e modelos de negócios de fornecimento de energia;
  • Métricas para avaliação e acompanhamento do consumo de energia e emissão de gases do efeito estufa;
  • Apresentação da proposta de levantamento e benchmarking entre os associados.

Material do projeto