Sugestão de formação profissional para maximizar os investimentos e não se tornar obsoleto

Os critérios de avaliação de um investimento em educação são os mesmos de qualquer outro empreendimento. Você deve avaliar o retorno do investimento (ROI) em um determinado período. Comercialmente, uma certificação para operar um determinado produto de um fornecedor tem um ótimo retorno de investimento se houver escassez de mão de obra no mercado. Esse é um bom investimento de curto prazo. Entretanto, nada se compara a um curso de formação em uma escola de boa reputação como investimento de longo prazo. Você precisa avaliar o seu momento profissional para avaliar o investimento. 
No final do dia tudo é comércio. Você precisa agregar atributos de valor aos seus serviços. Para começar é necessário cursar uma faculdade de reputação para ter uma formação holística sobre ciências exatas, ciências humanas e, principalmente, trabalho em equipe e liderança. Estabeleça laços fortes de relacionamento com a turma, pois será a sua confraria para escalar o sucesso profissional.

O próximo passo é apostar em uma tecnologia, seja qual for sua formação. Se você cursou finanças selecione uma tecnologia para modelagem de projetos financeiros. Se sua formação foi de engenharia civil escolha uma ferramenta para análise estrutural ou de CAD. Se for em engenharia mecânica ou elétrica uma tecnologia de automação industrial ou geração de energia renovável. Se sua formação for em análise de sistemas invista em uma certificação de um fornecedor. O importante nessa fase é saber operar ou configurar alguma ferramenta, pois ainda você não tem experiência suficiente para desenvolver projetos complexos. 

Esqueça certificações em processos, pois as ferramentas dos fornecedores já contemplam as melhores práticas. Se você fez uma boa faculdade você deve ter aprendido os principais conceitos de gerenciamento de projetos, modelagem de processos, governança de TI e segurança da informação. Todas essas práticas são implementadas através de ferramentas de fornecedores, logo você terá um ROI mais atrativo na certificação em uma ferramenta do que de um framework de mercado. 

Depois que você adquiriu alguma experiência profissional é hora de continuar sua formação acadêmica. Faça uma pesquisa com seus colegas da confraria da faculdade quais os MBA de melhor reputação no mercado. Analise os currículos dos professores, eles são o próximo alvo da sua rede de contatos. Muitos bons professores com posições executivas em grandes empresas estão em escolas que estão trabalhando duro para adquirir excelência no mercado educacional. Apenas para reforçar, um MBA (Master Business Administration) é um curso sobre técnicas avançadas de administração para solução de problemas complexos das organizações. Um MBA pode ter enfase em alguma área de negócios, como finanças. 

A melhor alternativa seria tirar um ano sabático para cursar o MBA fora do Brasil, principalmente se o destino uma escola de boa reputação nos Estados Unidos. É uma boa oportunidade para repensar a carreira profissional e buscar novas tecnologias e tendências de mercado.

Se sua opção for pelo aperfeiçoamento na sua área de atuação o caminho é fazer cursos de pós-graduação. Analise os currículos dos cursos, converse com os coordenadores e consulte sua confraria da faculdade. Veja se o conteúdo é mais avançado ou inédito daquele que você estudou na faculdade. Não esqueça de avaliar o currículo dos professores. Os cursos de pós-graduação são uma boa alternativa para reforçar e ampliar conceitos não abordados na faculdade, principalmente, os novos que chegaram com as recentes transformações dos negócios. Também é uma oportunidade para atualizar o seu currículo se você não teve a oportunidade de fazer uma escola de boa reputação.

Lembre-se que como qualquer produto você pode se tornar obsoleto. Os cursos de certificação são como atualizações de aplicativos, os cursos de pós-graduação são novas versões de sistema operacional.