Terceirize ou automatize todos os processos repetitivos

Quase todos os processos que possam ser repetidos deixam de agregar valor à empresa, principalmente quando você ultrapassa os 80% de eficiência. Se você desenvolveu um processo inovador e eficiente, a concorrência irá copia-lo em pouco tempo, deixando de ser o fator de competitividade da sua empresa. Isso significa que você não pode dedicar grandes esforços para administrar processos já consolidados. Nestes casos, terceirize ou automatize.

Na maioria dos casos, a primeira opção é automatizar os processos. As novas tecnologias de inteligência artificial e RPA – Robotic Process Automation – garantem uma eficiência maior que as pessoas, quando os processos são repetitivos. O custo é menor, considerando todo o ciclo de gestão de pessoal, incluindo contratação, benefícios, aspectos legais e desperdícios de tempos internos.

Mantenha na empresa o planejamento, gestão estratégica e o desenvolvimento de produtos, incluindo um pequeno grupo de desenvolvedores de softwares para novos processos e produtos inteligentes. Antes do seu processo ser copiado, crie uma startup ou negocie os direitos de uso com um fornecedor de serviços.

O que as empresas devem manter é a exploração de novos modelos de negócios, novos produtos, novos processos para acelerar o ciclo de desenvolvimento de produtos, novas estratégias de colaboração com fornecedores, novos modelos de engenharia econômica e tributos e, principalmente, novas abordagem no relacionamento com os clientes.

Novas ferramentas de Big Data e Analytics possibilitam novos modelos de negócios, novos processos, melhor entendimento do comportamento dos clientes e competidores e novos produtos incorporando novas tecnologias, como IoT, blockchain, inteligência artificial entre outras.

O ciclo de inovação começa com a experimentação e evolui para um modelo de negócio estrela. Desenvolva protótipos e teste-os no mercado. Uma boa técnica é o Design Thinking. Se houver uma boa aceitação da ideia evolua para o desenvolvimento de um novo modelo de negócio ou produto. O ciclo de desenvolvimento é contínuo.

Aperfeiçoe seu novo processo, opere por algum tempo e passe-o para frente, pois se for bom o suficiente, será rapidamente copiado. Aproveite para ganhar dinheiro e participação no mercado ainda quando a sua solução for inédita, ou seja, quando navegar no oceano azul.