The Global Economic Outlook -Davos 2015

Apesar do maior pessimismo no Fórum Econômico Mundial, que no ano passado, os banqueiros centrais e líderes econômicos eram mais otimista sobre as perspectivas económicas para o próximo ano. Com o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê um crescimento de 3,5% este ano, os entrevistados em uma sessão sobre as perspectivas económicas mundiais apontou para o potencial de valorização do pacote de estímulo do Banco Central Europeu, a queda dos preços do petróleo, a mudança estrutural no Brasil, China e Japão, e um crescimento robusto nos Estados Unidos.

A decisão do BCE sobre flexibilização quantitativa (QE), estabelece as bases para estímulo na zona do euro, mas o desafio agora é para os governos para avançar com reformas estruturais. “Fizemos nossa parte, mas o BCE não pode aumentar a produtividade, aumentar o emprego ou encorajar o investimento. Isso exige um conjunto mais abrangente de reformas “, afirmou Benoît Coeuré, membro da Diretoria Executiva, do Banco Central Europeu, Frankfurt. Explicando a intervenção do BCE, ele disse: “Nós não poderíamos sentar e assistir as bases políticas do projecto europeu que está sendo prejudicada.”

Outros membros do painel congratulou-se com o pacote BCE, embora sublinhando a necessidade de apoio a essa manobra monetária com reformas estruturais, incluindo a reforma do mercado de trabalho e estímulo fiscal para aumentar a demanda agregada. “QE cria o espaço para as reformas estruturais e de investimento”, disse Zhu Min, vice-diretor, o Fundo Monetário Internacional (FMI), Washington DC.

A queda do preço do petróleo é um impulso para o crescimento na maioria das economias e vai facilitar a transição para uma reforma estrutural. Este é o caso do Brasil, apesar de sua crescente produção de petróleo. Joaquim Levy, o ministro da Fazenda do Brasil, disse que o país está mudando de aumentar os rendimentos dos seus cidadãos mais pobres, que foi o foco de suas políticas econômicas durante a última década, para a construção de investimento, tanto por empresas e pelo governo. “Nosso objetivo é fazer do Brasil um mercado mais ágil, mais ágil, onde é mais fácil fazer negócios”, disse ele.

O Japão também está bem em implementação de um programa que inclui flexibilização monetária agressiva, a consolidação fiscal gradual, e de reformas estruturais que têm a intenção de lançar as bases para um crescimento de 2% este ano. Haruhiko Kuroda, presidente do Banco do Japão, é otimista, não só sobre as perspectivas de crescimento do Japão, mas também sobre a China. “A China está fazendo grandes reformas estruturais, enquanto continua a crescer a 7,5%”, disse ele.

Desempenho econômico dos EUA é forte e fornece um impulso significativo para a demanda global. Mas Zhu alertou que grande parte do crescimento está vindo de consumidores e os gastos do governo, com o investimento privado ainda relativamente baixo. Enquanto isso, ele pediu que os decisores políticos para colocar os países mais pobres, que foram agredidas por ventos contrários econômicos, no topo da agenda política.

A tecnologia vai desempenhar um grande papel e imprevisível, não só na economia real, mas também no setor financeiro através de pagamentos e sistemas de negociação. O potencial é enorme, disse Mark J. Carney, governador do Banco da Inglaterra, mas a prudência é necessária. “Nós não queremos nos encontrar em uma situação de Uber nos mercados financeiros”, acrescentou.