Um projeto de TI tem mais chances de falhar do que ter sucesso

É mais provável que o seu projeto de TI falhe do tenha sucesso do ponto de vista dos usuários. O sucesso pode ser medido de forma quantitativa de resultados esperados, tais como redução do orçamento de pessoal, redução do tempo de entrega de produtos ou redução de multas tributárias e trabalhistas. Entretanto, se o resultado for medido por pesquisa de satisfação dos usuários é provável que o resultado seja um desastre.

Várias pesquisas apontam a insatisfação dos usuários pelos novos sistemas implantados. Algumas pesquisa mostram que 7 entre 10 projetos de TI falham na percepção dos usuários. Quando maior for o projeto de TI maiores são as chances de fracasso.

Em 1995 uma pesquisa do Standish Group mostrava que 31,1% dos projetos de TI eram cancelados antes de serem concluídos e apenas 16,2% dos projetos de software eram concluídos dentro do prazo e orçamento.

Diante dessas estatísticas foram desenvolvidos metodologias e software de gerenciamento de projetos para minimizar os riscos de falha dos sistemas.

O RUP (Rational Unified Process) é um dos mais famosos processos de engenharia de software, criada pela Rational Software Corporation e, posteriormente, adquirida pela IBM. O RUP usa a abordagem de orientação por objetos e utiliza a notação UML (Unified Modeling Language) para mostrar os projetos em ação. O RUP é indicado para grandes projetos. A gestão de projetos recomendada pelo RUP é disciplinada, envolve tarefas e responsabilidades dentro de uma organização de desenvolvimento de software.

Existem outros métodos de desenvolvimento como os métodos ágeis com o XP-Extreme Programming, Scrum, FDD e outros.

Esses métodos ajudam a entregar projetos de software dentro dos requisitos acordados e dentro de prazos e orçamentos. Ou seja, do ponto de vista de resultados empresariais a metodologia assegura o sucesso. Entretanto, não garante a satisfação dos usuários.

A satisfação dos usuários é atingida se houver uma forte cooperação de todos nas definições das funcionalidades do software e da participação efetiva dos usuários na implantação.

Concluindo, o sucesso de implantação de software depende de um processo estruturado de desenvolvimento e da forte interação de todos os envolvidos nos processos que serão afetados.