Uso de Blockchain em Smart Grids

A tecnologia Blockchain, utilizada no Bitcoin, é uma extraordinária inovação para ser usada nas redes inteligentes de energia – Smart Grid – oferecendo maior segurança, automação e eficiência de operação e manutenção (O&M), incluindo medições para faturamento. O Blockchain amplia, com segurança, a comunicação de dispositivos de IoT (Internet of Things), permitindo a coleta de dados de novos tipos de dados de sensores instalados remotamente. A convergência das tecnologias de Big Data, Analytics, IoT e Blockchain estão viabilizando novas aplicações em várias áreas de negócios, incluindo a área de energia.

Blockchain consiste em blocos que contém timestamps (registro de tempo) de lotes de transações validas. Cada bloco inclui um link com o bloco anterior que associa os dois. Os blocos ligados formam uma cadeia com apenas um sucessor e um predecessor, formando uma cadeia de blocos. A geração de blockchain programável permite escrever contratos inteligentes, que podem pagar faturas ou dividendos de ações automaticamente. Todo o processo usa criptografia forte que exige um enorme esforço computacional para quebra-la, tornando quase “impossível” violar seu conteúdo. Os blockchain são armazenados em uma rede de computadores distribuída e toda nova transação é autenticada.

Uma implementação de blockchain é composta por dois tipos de registros: transações e blocos. As transações armazenam o conteúdo do blockchain. As transações são passadas de nó a nó (de computador a computador da rede) dentro de critérios de melhor esforço, definindo as transações validas. Os blocos são criados por usuários conhecidos como “mineiros” que usam software especializado ou equipamentos específicos e confirmam a presença de uma transação. Os mineiros competem em si para ser o próximo bloco e ganhar a recompensa financeira. Os nós descentralizados têm uma cópia do blockchain, permitindo a recuperação e rastreabilidade das informações.

O uso de blockchain em Smart Grid oferece a vantagem de usar uma única tecnologia de transporte de dados, de forma segura, para várias aplicações, tais como: monitoração, controle e medição. As concessionárias de energia, gás e água poderiam utilizar uma infraestrutura de rede de computadores compartilhada para o transporte dos dados remotos. Pela concepção distribuída da tecnologia de blockchain, os riscos de paralisam do serviço por falha em um nó são minimizados, aumentando a disponibilidade dos serviços.

Acredito que com o aumento da utilização de blockchain em outras atividades, além do Bitcoin, os custos de implantação e operação serão reduzidos, viabilizando novas aplicações com menos custos de adesão.