Você transforma seu conhecimento em oportunidades de melhoria?

Depois de 100 anos de ser prevista por Albert Einstein em sua teoria da relatividade geral, as ondas gravitacionais foram finalmente detectadas com um nível de confiança de 99,99994%. As ondas gravitacionais são ondulações na curvatura do espaço-tempo que se propagam como ondas a partir de uma fonte. Isso comprova que a teoria da gravitação de Isaac Newton não descreve com exatidão a força de atração entre dois corpos. A teoria de Newton levou 111 anos para ser observada depois do seu livro Principia e 71 anos depois da sua morte.

Em 11 de fevereiro, a LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory) anunciou a detecção das ondas gravitacionais a partir de um sinal pela fusão de dois buracos negros com massas equivalentes entre 29 e 36 massas solares acontecido em torno de 1,3 bilhões de anos-luz de distância. A massa do novo buraco negro equivale a 62 massas solares e uma energia a 3 massas solares foi emitida como ondas gravitacionais. O sinal foi visto por dois detectores da LIGO, um em Livingston e outro em Hanford, com uma diferença de tempo de 7 milissegundos. O sinal veio do hemisfério celestial sul, na direção próxima das Nuvens de Magalhães.

Esse fato, entusiasticamente, comemorado pela comunidade cientifica, semelhante ao anúncio da comprovação do Boson de Higgs, mostra a evolução da ciência e da tecnologia capaz de detectar fenômenos antes previstos apenas em teorias. Mostra também o quanto ainda estamos distantes de conhecer a nossa própria existência.

Isso nos leva a pensar como que com tanto conhecimento disponível e agora difundido através da Internet ainda continuamos a viver no obscurantismo de ideias. O conhecimento deveria expandir a capacidade do homem de entender o Universo e transformá-lo em motor para melhorar o convívio e bem-estar das pessoas. Infelizmente, o conhecimento ao longo do tempo tem se mostrado um dos maiores opressores da humanidade.

Por outro lado, a falta de capacidade de aplicar o conhecimento adquirido também gera impactos negativos na vida das pessoas, nas empresas e no desenvolvimento econômico das nações.

Pare para pensar um pouco. Quanto do conhecimento que você tem é traduzido em qualidade de vida, eficiência e produtividade para a sua empresa? Porque com todo o seu conhecimento você não consegue remover obstáculos para implementar ações positivas na sua vida e na sua empresa? Como você avalia o impacto dos novos conhecimentos no seu dia-a-dia, tanto pessoal como profissional?

O conhecimento é inútil se não for transformado em ações para melhorar alguma coisa. Não transformar conhecimento em oportunidades de melhoria é se manter no obscurantismo da Idade Média, onde questionar dogmas era proibido e corria-se o risco de ir para a fogueira. Infelizmente, parece que muitas culturas empresariais ainda vivem na Idade das Trevas, mas você não precisa acompanha-las. Liberte-se.