Wearable computers. Apenas uma moda?

image

Engana-se quem pensa que os wearable computers são apenas mais uma moda. O exército americano já utiliza computadores de pulso desde 1989 para auxiliar os soldados nos combates. Esportistas já usam há muito tempo relógios que controlam as batidas do coração durante exercícios físicos. Idosos japoneses utilizam sensores de movimento para alertar serviços de monitoração sobre quedas em casa e acionar socorro. Ou seja, wearable computer já é uma realidade há muito tempo. A novidade é que com o lançamento do Apple Watch as atenções se voltaram para explorar novas possibilidades. O dispositivo de pulso da Apple junta-se ao Samsung Gear e ao Moto 360.

Os wearable computers têm várias funcionalidades que podem ser utilizadas para aplicações. Os sensores de movimento podem ser utilizados em jogos. Os sensores de temperatura ajudam no controle da condições físicas dos usuários. Com sinais no pulso evitam que as pessoas olhem o celular o tempo todo.

Com a popularização dos wearable computers muitas outras aplicações surgirão. Os desenvolvedores terão mais estímulo para criar novas soluções e o mercado deve crescer.   A previsão do IDC é de comercialização de 45 milhões de unidades em 2015 e 126 milhões até 2019.

Com a proliferação dos wearable computers cresce a quantidade de dados. Isso deve impulsionar novas aplicações de Big Data em ambientes Cloud Computing. Uma coisa puxa a outra.