Projetos com Inteligência Artificial

Inteligência artificial é uma das áreas da tecnologia que mais cresce, apoiando a transformação digital das empresas. Novas ferramentas tornam simples sua aplicação com custos compatíveis para empresas de todos os portes. Muitas startups nascem usando inteligência artificial como base do seu negócio.

Qualquer sistema de inteligência artificial inicia com o conhecimento de especialistas nas áreas que irão atuar, principalmente em sistemas de aprendizado de máquina supervisionado (Machine Learning). Isto abre extraordinárias oportunidades para especialistas de todas as áreas usarem seus conhecimentos em projetos de inteligência artificial.

Desenvolvemos um framework que ensina, identifica oportunidades, construí protótipos e implementa soluções finais para as empresas.

Treinamento

CursosAplicamos cursos para grandes e pequenas audiências para disseminar conhecimentos sobre inteligência artificial, criando insights para o desenvolvimento de novos processos, produtos e modelos de negócio.

Nosso curso de 4 horas tem o seguinte programa:

  1. O que é inteligência artificial (IA)?
  2. Pode um computador ser mais inteligente que os seres humanos?
  3. O que é hipótese de sistema de símbolos físicos?
  4. O que são (ou eram) os sistemas especialistas?
  5. O que planejamento de sistemas de símbolos físicos?
  6. O que é Machine Learning?
  7. O que é Rede Neural Artificial?
  8. Qual a melhor abordagem, Machine Learning ou Símbolos?
  9. Quais as principais áreas de desenvolvimento de IA?
  10. O que é robótica?
  11. O que é visão computacional?
  12. O que é reconhecimento de voz (speech recognition)?
  13. O que processamento de linguagem natural?
  14. Pode um computador ter consciência?
  15. Como a IA pode afetar as leis?
  16. Quais os empregos que estão em risco com a IA?
  17. Quem se beneficia com a revolução tecnológica?
  18. Os efeitos disruptivos são inevitáveis?
  19. Quais as alternativas para o trabalho na sociedade?
  20. Possíveis impactos futuros da IA.

Estão disponíveis cursos técnicos para qualificação de profissionais para o desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial na modalidade “in company”.

Workshops

MentoriaOs workshops de ideação têm o objetivo de identificar oportunidades de uso de inteligência artificial nas empresas. Diferentes técnicas de ideação são aplicadas, dependendo do número de participantes e objetivos, para estimular a participação e criatividade dos participantes.

O resultado é uma lista de oportunidades classificadas em esforço e valor para a organização.

Esta fase do framework é apresentada, exclusivamente, para empresas já constituídas ou startups.

Protótipos

Um protótipo é a materialização de uma ideia em escala menor para avaliar sua viabilidade e projetar esforço e resultado, incluindo investimentos e taxa de retorno de investimento (ROI).

Com ferramentas avançadas de inteligência artificial é possível construir em pouco tempo modelos de redes neurais artificiais e sistemas de aprendizagem de máquina (Machine Learning) para testar as hipóteses levantadas nos workshops.

Os protótipos melhoram a visão dos participantes e possibilita pesquisas com clientes para avaliar a aceitabilidade do projeto e seus resultados, reduzindo os riscos dos projetos.

Os protótipos podem ser construídos em parcerias com centros de pesquisas de Universidades, aproveitando incentivos fiscais e fundos de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Esta fase do framework é apresentada, exclusivamente, para empresas já constituídas ou startups.

Produto Final

ExecuçãoA última fase do framework é o desenvolvimento do produto final para uso em larga escala na empresa. A fase de prototipação do produto indicou os recursos necessários, os desafios a serem vencidos no projeto, o tempo estimado para desenvolvimento e os investimentos necessários. Isto torna mais clara as etapas de desenvolvimento e os resultados a serem atingidos, reduzindo os riscos do projeto.

Esta fase pode ser desenvolvida pela própria empresa com recursos internos ou através da contratação de recursos externos.

Coordenação

Os projetos são coordenados por Eduardo Fagundes. Professor de cursos de pós-graduação em ciência da computação e pesquisador em projetos de P&D aplicando ferramentas de Big Data, IoT e Inteligência Artificial (IA) na Universidade Mackenzie (SP). Professor de estratégias de negócios sustentáveis e disruptivas (Future-proof Organizations) no MBA da FIAP. Desenvolveu projetos na Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Índia, Inglaterra e Itália. Executivo sênior em empresas multinacionais. External Advisor nas áreas de tecnologia e energia renovável em projetos de P&D e em consultorias nacionais e internacionais. Empreendedor. Mestre e Engenheiro eletricista. Especialista em Telecomunicações. Extensão universitária pela Darden School of Business da Universidade da Virginia (EUA).