Data center Outsourcing

O outsourcing de datacenters é inevitável para a maioria das empresas. Existem algumas premissas que devem ser atendidas pelas empresas para atender as boas práticas de gestão de TI e negócios. O tema continuidade de negócios faz parte dos fundamentos de qualquer empresa e, por conseqüência, o DRP do datacenter. Um tema relativo as boas práticas de gestão de TI são os ambientes de processamento: desenvolvimento, testes, homologação e produção. Embora importantes, as empresas não implementam essas práticas por questões de custos e seu impacto no preço final do produto. Para vencer a concorrência global em suas varias facetas (defasagem do câmbio, mão de obra barata, nossos altos impostos, etc) é necessário reduzir custos a patamares mínimos. Ai vem a velha pergunta: Dá para operar o datacenter sem backup site?; Dá para usar o ambiente de desenvolvimento para teste e homologação?; A empresa não tem verba para investimentos em TI, dá para prolongar a vida dos servidores por mais um ano?; etc. Nessa hora o pessoal de TI virá herói. Trabalham 16 horas por dia e ficam com a sensação que carregam a empresa nas costas. Quando chega uma auditoria é um stress para justificar que as práticas utilizadas estão em conformidade. Os relatórios de auditoria apontam para várias situações de não-conformidade e aí são elaborados os planos de ação para resolver os problemas de auditoria. Na maioria dos casos o planos de ação são para melhorias e não resolvem o problema. A pergunta é o que o gerente de TI deve fazer?

  1. A solução de outsourcing é a primeira coisa que vem a cabeça. Livre-se desse abacaxi.
  2. Agora chegou a solução definitiva: Cloud Computing. Epa! É necessário converter alguns sistemas para o ambiente de cloud… não tem dinheiro.
  3. O que fazer com os ativos do datacenter próprio?
  4. É muito caro! Conseguimos operar com a metade do preço. Bem… nossos servidores são antigos. Usamos desktops como servidores. ITIL? Só no ano que vem… com sorte.
  5. Queremos o SLA de 5 noves (99,999%). Puxa! Custa tudo isso? Será que eu preciso?

Essa situação mostra a baixa maturidade de gestão das áreas de TI e uma visão operacional da TI nas empresas. É necessário fazer um trabalho de avaliação de riscos da TI e mostrar seu viés estratégico para o negócio. Desta forma, capturar recursos para operar usando boas práticas de gestão de TI.