Como elaborar uma RFP

You need to be logged in to enroll in this course

Esse curso online gratuito apresenta um roteiro de elaboração de uma RFP: definição dos requisitos administrativos; definição de como as informações será enviada aos fornecedores; definição dos requisitos técnicos do produto ou serviços a serem adquiridos; definição de como será apresentada as informações de preço e, o processo de avaliação das propostas. O curso tem 25 minutos de duração.

Para acessar as aulas você precisa fazer o login (use sua credencial de uma rede social) e faça a matricula grátis no curso (enroll). Depois clique na aula que deseja assistir.

 

Contexto

A RFP é o convite enviado a um grupo de fornecedores para apresentarem propostas de venda de produtos ou serviços. Um processo de aquisição envolvendo vários fornecedores aumenta a capacidade de negociação e o poder de compra das empresas. O documento deve conter o maior número de informações possível para que os fornecedores usem sua criatividade para oferecer a melhor solução para a empresa. Desta forma, a elaboração de uma RFP é importante para garantir a eficiência do processo de aquisição. Deve seguir uma metodologia e linguagem comum ao gerenciamento de projetos, utilizando técnicas e análise de requisitos.

São muitos os benefícios de utilizar uma RFP dentro de um processo de aquisição de produtos ou serviços. Podemos destacar: várias propostas de fornecedores melhora o processo de decisão; aumenta o poder de compra da empresa; torna o processo de aquisição claro e transparente para os fornecedores e para a empresa; retira do processo a subjetividade e concentra-se na racionalidade para selecionar o fornecedor; permite larga escala de distribuição; e, estabelece um cronograma formal de entrega das informações.