Eficiência Energética ISO 50001:2011

You need to be logged in to enroll in this course

Esse curso online gratuito apresenta a norma ISO 50001:2011 que especifica os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar um sistema de gestão de energia, dentro de uma abordagem sistêmica para alcançar a melhoria contínua do desempenho energético (eficiência energética, segurança energética, uso de energia e consumo).

Para acessar as aulas você precisa fazer o login (use sua credencial de uma rede social) e faça a matricula grátis no curso (enroll). Depois clique na aula que deseja assistir.

 

Contexto

Para minimizar o problema de energia e melhorar a competitividade no mercado as empresas devem fazer o controle da demanda de energia. É necessário rever todos os processos e quebrar alguns paradigmas. Será necessário adotar novos processos de produção, reduzir o consumo de energia nos escritórios, rever processos logísticos e estratégias do uso de tecnologias da informação.

O primeiro passo é conhecer, detalhadamente, os ativos da empresa. Infelizmente, a maioria das empresas não têm controle total de seus ativos. Muitas apenas o controle contábil. Por exemplo, os data centers são grandes ofensores do consumo de energia, porém as despesas com energia estão inseridas na conta geral da empresa, tornando difícil avaliar o impacto no custo final dos produtos.

Uma gestão eficiente de negócios tem o controle do ciclo de vida de todos os seus ativos físicos para maximizar sua utilização e valor. O gerenciamento de ativos envolve o controle de construções físicas, comissionamento, operação, manutenção, ativação e desativação de instalações e equipamentos.  Ao gerenciar os ativos de forma eficaz é possível reduzir os custos de capital e os custos operacionais, aumentar a vida útil dos ativos e, consequentemente, o retorno dos ativos (ROA, Return on Assests).

Uma forma estruturada de controle da demanda eficaz nas empresas e condomínios prediais é adotar as práticas da ISO 50.001, norma sobre eficiência energética.  A norma prevê a formação de uma equipe gestora, o desenvolvimento de uma política energética e o engajamento da alta direção e todos funcionários na adoção de práticas de uso eficiente de energia.

Esse curso online apresenta os aspectos fundamentais da ISO 50.001 e menciona outros padrões de eficiência energética que podem ser aplicados em conjunto nas construções, fábricas e prédios de comerciais.