Internet of Things

You need to be logged in to enroll in this course

Esse curso online gratuito aborda os principais aspectos de tecnologia (hardware, protocolos e plataforma) e aplicações da Internet of Things. O curso foi desenvolvido usando a metodologia de Aprendizado Rápido Interativo, onde o conteúdo é apresentado de forma objetiva em 15 minutos e complementado com perguntas e comentários dos alunos, atendendo rapidamente as expectativas de aprendizado.

O certificado de aproveitamento é oferecido para alunos com no mínimo de 70% de acertos na prova online, para quem não atingir o mínimo é oferecido um certificado de participação. A prova tem 30 questões objetivas de escolha simples. Só é permitida a realização de uma única prova. 

Para acessar as aulas você precisa fazer o login (use sua credencial de uma rede social) e faça a matricula grátis no curso (enroll). Depois clique na aula que deseja assistir.

Contexto

A internet of Things (Internet das Coisas) é a rede de dispositivos físicos incorporados com produtos eletrônicos, softwares e sensores em veículos, edifícios e outros itens com capacidade de conectividade de rede, permitindo que esses dispositivos coletem e troquem dados entre si.

A Internet das Coisas (IoT) permite os dispositivos possam ser detectados e controlados remotamente através da infraestrutura de rede existente, criando oportunidades para uma integração mais direta do mundo físico em sistemas baseados em computadores, resultando em maior eficiência, precisão e benefícios económicos. Quando ampliada com sensores e atuadores, a tecnologia se torna uma instância da classe mais geral de sistemas cyber-físicos, que também engloba tecnologias como redes inteligentes, casas inteligentes, transporte inteligente e cidades inteligentes.

Cada dispositivo (ou coisa) é exclusivamente identificável através do seu sistema de computação embarcada, sendo capaz de interagir dentro da infraestrutura de rede existente.

Especialistas estimam que a Internet das coisas será composto de quase 50 mil milhões de dispositivos em 2020, movimentando mais de US$14 trilhões até 2022.