Modelo de custeio ABC para organizações de TI

You need to be logged in to enroll in this course

Curso online gratuito sobre o método de custeio ABC (Activity based Costing) para produtos e serviços da área de TI. O método é baseado nas atividades que a empresa efetua no processo de fabricação de produtos e operação de seus processos e serviços, evitando um rateio simplista de custos que podem criar distorções nos custos de produção.

Para acessar as aulas você precisa fazer o login (registre-se no site) e faça a matricula grátis no curso (enroll). Depois clique na aula que deseja assistir.

 

Contexto

O custeio ABC identifica o relacionamento entre as atividades de negócio e todos os recursos necessários para conduzi-lo atribuindo custos para cada um dos recursos, para representar o custo total real de cada atividade.

O custeio ABC pode contabilizar os chamados “soft costs” ou custos operacionais indiretos, produzindo desta forma uma visão financeira mais clara e surpreendente do que as metodologias tradicionais de contabilização.

Utilizado de maneira correta, o custeio ABC ajuda na distinção dos custos que entram ou não na composição da fabricação de produtos, nos processos e serviços, melhorando a tomada de decisões para redução de custos operacionais, no mix de produtos, nos investimentos e mudanças organizacionais.

O custeio ABC é uma das formas mais efetivas para identificar e controlar custos, melhorar a produtividade e aumentar a lucratividade.