Organizações Sustentáveis

You need to be logged in to enroll in this course

O objetivo desse curso online gratuito é apresentar um roteiro para que as organizações adotem práticas sustentáveis de operação. Baseado nas métricas do GRI (Global Reporting Initiative), aceitas internacionalmente, foi desenvolvido um guia para orientar as empresas no caminho da sustentabilidade. O curso é composto por 7 vídeo-aulas com duração total de 2 horas.

Para acessar as aulas você precisa fazer o login (use sua credencial de uma rede social) e faça a matricula grátis no curso (enroll). Depois clique na aula que deseja assistir.

 

Contexto

Empresas socialmente responsáveis melhoram sua reputação com os clientes, atraem investidores e tem privilégios como fornecedores de grandes empresas que patrocinam projetos de sustentabilidade ambiental. Através da gestão eficiente do inventário de ativos ambientais e do monitoramento contínuo dos consumos de energia, água, papel e outros insumos específicos de sua operação é possível reduzir sustentavelmente a geração de resíduos e a emissão de gases de efeito estufa (GEE).

A questão da sustentabilidade assumiu importância relevante nas discussões internacionais, científicas, econômicas e políticas. Essas discussões são traduzidas através de acordos intergovernamentais, tratados, convenções, acordos, protocolos, nos quais se reconhece a necessidade de disciplina e limitações na utilização dos recursos disponíveis no planeta.

Essas questões estão sendo incorporadas na ideologia e na ação reguladora de governos locais, da sociedade, agentes de mercados, e dos consumidores, razão fundamental da atividade econômica.

As empresas mais atentas a sua própria sustentabilidade empresarial tem assumido compromissos com a proteção do meio ambiente e aderido a projetos de proteção ambiental como o Carbon Disclosure Project, Índice Bovespa de Sustentabilidade Empresarial – ISE e Global Reporting Initiative – GRI. Além de cumprir a legislação ambiental que cada vez mais exige esforços das empresas.

O Carbon Disclosure Project (CDP) é uma organização baseada no Reino Unido que trabalha com acionistas e empresas para divulgar os gases de efeito estufa emissões de grandes corporações. O CDP trabalha com 3.000 das maiores corporações do mundo para ajudá-los a garantir a eficácia dos projetos de redução das emissões de gases do efeito estufa.

Este esforço apoiado pro 655 megainvestidores institucionais que administram trilhões de dólares. Literalmente, as empresas que usam capital de investidores e não adotam iniciativas de redução de gases de efeito estufa estão fora do radar desses megainvestidores.

A Global Reporting Initiative (GRI) é uma organização líder na área de sustentabilidade. A GRI promove o uso de relatórios de sustentabilidade como um caminho para as organizações a se tornarem mais sustentáveis e contribuir para o desenvolvimento sustentável. A GRI adota um framework que avalia a responsabilidade social das organizações nas áreas econômica, ambiental e social. Na área social, avalia as práticas laborais e trabalho decente, direitos humanos, relação com a sociedade e responsabilidade com os produtos.

Este curso apresenta os principais indicadores para monitorar as ações empresarias de sustentabilidade.