Virtualização como fator estratégico de negócios

You need to be logged in to enroll in this course

Este vídeo apresenta como a virtualização de servidores pode ser estratégica para as empresas. Deixa de ser apenas uma questão tecnológica para influenciar, diretamente, na competitividade e desempenho das empresas.

Para acessar as aulas você precisa fazer o login (use sua credencial de uma rede social) e faça a matricula grátis no curso (enroll). Depois clique na aula que deseja assistir.

 

Contexto

Disponível para mainframes IBM a partir de 1965, a virtualização tem-se mostrado eficiente na maximização de recursos computacionais. Disponível para ambientes x86 a partir de 2001 com a introdução do Enterprise Server – ESX Server – da VMware, esse modelo de processamento trouxe para o ambiente de servidores os benefícios de uso mais eficiente da plataforma instalada.

Atualmente, existe uma variedade de soluções de virtualização de ambientes oferecida pelos principais fornecedores de software: IBM, Microsoft, HP, VMware e Oracle.

Embora todas as soluções sejam concebidas para hospedar as infraestruturas virtuais, existem importantes diferenças nas arquiteturas que podem trazer impacto significativo sobre os requisitos de implantação e gestão. Um ponto pouco comentado na divulgação das soluções de virtualização é a questão do licenciamento de software, um item importantíssimo que em muitos casos inviabiliza os projetos.

Esta vídeo-aula apresenta os modelos de virtualização e considerações de estratégicas de uso.