Fórum de Discussão

Forum Navigation
You need to log in to create posts and topics.

Blockchain estabelece confiança no varejo

Um motivo para vendermos através de grandes lojas virtuais e operadoras de cartão de crédito é a desconfiança nos consumidores. Caso exista uma fraude no pagamento somos ressarcidos pela loja ou pela operadora do cartão. Obviamente, isto tem um custo alto. Entretanto, se usássemos uma rede de confiança com Blockchain, eliminaríamos os custos dos intermediários.

O blockchain permite que as pessoas trabalhem juntas, mas não necessariamente confiem umas nas outras para trabalharem juntas. Por exemplo, permite que algumas pessoas se associem e cooperem, coisa que não fariam de outra forma.

Já existem casos de usos suficientes para convencer as empresas a utilizar Blockchain e aproveitar seus benefícios, como pagamentos diretos sem intermediários, contratos inteligentes e troca segura de informações na cadeia de suprimento.

Talvez, o convencimento venha quando as empresas avaliem quanto de dinheiro estão pagando para as operadoras de cartão e grandes lojas virtuais versus o retorno prático destes serviços.

Na quarta revolução industrial, as tecnologias da Indústria 4.0 permitem o relacionamento direto entre consumidores e os agentes de produção dentro de um ecossistema confiável de troca de informações.

A Indústria 4.0 nos leva ao consumo sustentável onde é produzido um produto ou serviço adequado as necessidades de cada consumidor, evitando desperdícios na cadeia de produção. Neste contexto, não faz sentido gastamos dinheiro com intermediários que não agregam valor nas transações.

De acordo com a IHS Markit, os projetos de Blockchain aumentarão em até US$164 bilhões os negócios de varejo e comércio eletrônico até 2030.

O caminho pode ser longo, pois precisamos que as empresas e os consumidores estejam conectados em uma rede de confiança Blockchain. Entretanto, cada vez mais as novas tecnologias têm reduzido seu tempo de adoção pelo mercado.

Acredito que se houver um esforço conjunto das empresas podemos mais rapidamente aproveitar os benefícios do Blockchain.