Fórum de Discussão

You need to log in to create posts and topics.

Wanchain promete integrar redes blockchain usando uma única plataforma

A plataforma Wanchain integra com um único mecanismo diferentes redes setoriais de blockchain, permitindo a interoperabilidade entre elas com segurança. Essa tecnologia permite conectar com praticamente qualquer rede blockchain, incluindo redes privadas, o que é muito importante porque muitas organizações financeiras tradicionais e empresas ainda preferem usar soluções corporativas, como a intranet de antigamente. Redes Blockchain isoladas são ilhas de tecnologia com suas próprias regras, incluindo mecanismos de segurança e regras para contratos inteligentes (Smart Contract), como a rede Blockchain Bitcoin e Ethereum. Desta forma, é necessário existir uma solução genérica que interligue todas as cadeias privadas e públicas para atender as múltiplas relações entre empresas e consumidores.

Em qualquer atividade economia digital a privacidade é um dos fatores mais importantes. Infelizmente, ocorrem muitas violações de privacidade, como os recentes casos do Facebook. Muitas redes Blockchain, incluindo o Bitcoin e Ethereum, não têm características de privacidade, trabalham com um conceito de pseudo-anonimato, onde as atividades dos usuários podem ser rastreadas.

Para as corporações, frente as fortes pressões regulatórias sobre privacidade de dados pessoais, a segurança passou a ser a maior prioridade das redes, passando a definir a arquitetura da rede.

Se por um lado as pessoas não querem ter suas transações rastreadas, os governos exigem que as identidades sejam verificadas para evitar lavagem de dinheiro em rede que transacionam ativos.

O desafio é encontrar uma solução para atender, legalmente, ambas expectativas, ou seja, ter as evidências que as pessoas usem dinheiro com origem identificada e que pagam os impostos e que suas transações não sejam rastreadas.

Esta é a proposta da Wanchain, uma solução baseada em três tecnologias: proteção da privacidade, contratos inteligentes e da cadeia cruzada.

Wanchain

O conceito em si não é novo. Nas redes EDI – Electronic Data Exchange – existe a figura da Clear House, uma entidade que concentra diferentes redes de empresas, como a rede de fornecedores da indústria automobilística no Brasil, converte o formato de dados para atender a diferentes redes setoriais.

O grande desafio de redes integradoras é a adesão das redes setoriais. Isto funciona se existir um forte relacionamento entre diferentes redes, como por exemplo a rede automobilística com a rede do setor financeiro, para automatizar transações financeiras.

As redes Blockchain estão evoluindo e novas soluções devem ser exploradas para atender as expectativas das empresas, clientes e governos.