Como a inteligência artificial pode criar empresas exponenciais?

Projetos de Inovação Fóruns Startups com Inteligência Artificial Como a inteligência artificial pode criar empresas exponenciais?

Marcado: 

Este tópico contém resposta, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Eduardo Fagundes 1 semana atrás.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #4092

    Um exemplo de empresas exponencial é o Waze, aplicativo de mapas e sugestão de rotas colaborativo, foi fundada em 2008 em Israel por Uri Levine, pelo engenheiro de software Ehud Shabtai, e por Amir Shinar.em. Em 2010, levantou 25 milhões de dólares. Em 2011, tinha 80 funcionários. Em 2013 tinha 50 milhões de usuários e foi adquirida pela Google.

    Curiosamente, a Nokia, gigante na época, tinha identificado o nicho de mercado para aplicativos de navegação.  Comprou a Navteq em 2008 por US$8,1 bilhões.A Navteq tinha mais de 900 milhões de usuários e mais de 3.000 funcionários. O modelo de negócio da Navteq era prover mapas com informações de transito. As informações eram obtidas por funcionários da empresa que inseriam no sistema. Os usuários tinham que pagar pelo serviço.

    Já o Wase usava informações dos próprios usuários e era, e ainda é, gratuito.

    A Navteq não resistiu, foi vendida em 2015, a um consórcio automobilístico alemão: BMW, Daimler e Audi.

    Basicamente, o quem por trás do Wase são algoritmos de inteligência artificial que captam informações dos usuários e definem as melhores rotas.  Algumas das informações são: velocidade, paradas, número de usuários em determinadas rotas e informações de problemas nas vias enviadas por usuários. A partir das rotas sugeridas, os mesmos algoritmos avaliam os resultados.

    O uso de inteligência artificial é chave para o sucesso de empresas diruptivas e exponenciais.

     

Visualizando 1 post (de 1 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.