A Camada de Rede (I)

O serviço de rede provê a transferência transparente de dados entre usuários da camada de rede. Ele torna invisível a estes usuários quaisquer aspectos inerentes ao modo como os recursos de comunicação disponíveis são utilizados para conseguir esta transparência. O serviço de rede pode ser provido mediante o uso de uma combinação de uma ou mais sub-redes e funções adicionais entre ou dentre estas sub-redes.

O serviços de rede definido no modelo OSI provê o seguinte:

a) Independência do meio de transmissão utilizado
Quando os dados são transferidos de um usuário do serviço de rede para outra camada, o serviço de rede trata independentemente todos os aspectos de funcionamento das sub-redes usadas para prover o serviço de rede, mesmo que estas tenham características de funcionamento heterogêneas.

b) Transferência fim a fim
O serviço de rede provê a transferência de pacotes entre seus usuários. Todo o direcionamento e encaminhamento é efetuado pelo provedor do serviço de rede, incluindo o caso em que são utilizados recursos de transmissão similares ou diferentes, em forma serial ou paralela.

c) Transparência da informação transferida
O serviço de rede não restringe o conteúdo, o formato ou codificação da informação transferida nem necessita interpretar sua estrutura ou significado.

d) Seleção da qualidade de serviço
O serviço de rede torna disponível ao seu usuário uma maneira de solicitar e combinar a qualidade do serviço a ser utilizado para a transferência dos dados. A qualidade do serviço se caracteriza por parâmetros tais como: “throughput” , retardo de trânsito, precisão e confiabilidade.

e) Endereçamento
O serviço de rede utiliza um serviço de endereçamento que permite aos seus usuários fazerem referência a qualquer sistema fim de forma não ambígua. Um exemplo é o endereço IPv4 com 32 bits.