A camada de enlace de dados

O problema básico que esta camada deve resolver é a de prover uma linha de comunicação entre dois nodos que necessitam trocar informações entre si. Estes nodos podem tanto ser elementos integrantes de uma rede, como apenas dois elementos de computação que se comunicam. A linha física de transmissão que interconecta os nodos está sujeita a diversos tipos de interferências e mal funcionamento que resultam em erros de transmissão. Exemplos de erros incluem alteração, perda e duplicação de informação.

O serviço da camada de enlace é prover uma linha de comunicação que se apresente livre de erros, a despeito da linha física existente introduzir ou não erros na transmissão. Assim, a camada superior que usa este serviço dispõe de um canal virtual capaz de transmitir suas unidade de informações de forma confiável e correta.

É importante ressaltar que a topologia de interligação de nodos não pode descaracterizar a comunicação em forma de enlace entre dois elementos. Portanto, nos casos em que a comunicação entre nodos envolva meios físicos com nodos intermediários ou barramento comum, o nível de enlace deve continuar fornecendo um canal virtual livre de erros. Pra tal, a camada deve exercer o controle de acesso ao meio, gerenciando os conflitos de acesso que surgem nestes casos.