Modelos de Referência

Slide1

O modelo OSI (Open System Interconnection) é o padrão ISO (International Organization for Standardization) para comunicações tem o propósito de padronizar a comunicação entre sistemas de processamento heterogêneos, que vem sendo utilizado em diversas aplicações, por vários organismos normativos. O modelo OSI define uma estrutura homologada internacionalmente para a implementação de protocolos em sete camadas. O controle da transferência de dados passa de uma camada para a outra, começando pela camada de aplicação em uma estação até a última camada através de uma estrutura hierárquica de comunicação.

A maioria dos fabricantes de telecomunicações e computadores concordou em apoiar o modelo OSI de uma forma ou de outra, embora ainda existam arquiteturas proprietárias.

A maioria das funcionalidades do modelo de OSI existe em todos os sistemas de comunicação, embora possam ser incorporadas em duas ou três camadas do modelo OSI.

O Modelo OSI baseia-se e constitui uma extensão dos trabalhos de estabelecimento de normas em diferentes fóruns como a ITU-T ( www.itu.int ), ISO, International Electrotechnical Commission (IEC), Electronic Industries Alliance ( EIA ), EuropeanComputer Manufacturers Association – ECMA (www.ecma-international.org ), Internet Engineering Task Force (IETF) etc..

Tópicos do capitulo

Deixe uma resposta