Ethernet

Slide18

O padrão Ethernet é o método de acesso mais utilizado em redes locais de computadores (LAN), definido pelo IEEE como padrão 802.3. A maioria dos PCs vêm com uma interface Ethernet 10/100 para uso de casa, não só criar uma rede doméstica, mas conectar à Internet através de uma conexão DSL ou modem de cabo. Uma porta 10/100 significa que ela suporta tanto conexões 10BaseT de 10Mbps como conexão de 100Mbps.

Ethernet normalmente é uma LAN de mídia compartilhada. Todas as estações de um segmento compartilham a banda.

O par trançado (10BaseT) usa a instalação econômica de telefone com conectores padrão RJ-45, desta forma é possível utilizar. As conexões são do tipo estrela e requerem um hub ou switch. O Fast Ethernet (100BaseT) é semelhante, mas usa dois pares trançadas diferentes. Atualmente os adaptares Ethernet, hubs e switches suportam os padrões 10BaseT e 100BaseT (10/100) e reconhecem automaticamente a taxa de transmissão. As primeiras versões de Ethernet de 10Mbps usavam cabo de coaxial.

A Ethernet por fibra ótica (10BaseF e 100BaseFX) é imune a radiação externa e é usado freqüentemente para estender segmentos de Ethernet até aproximadamente 2 quilômetros. As especificações são para a formação de backbones.

A Ethernet transmite frames de tamanhos variáveis entre 72 e 1518 bytes de comprimento, cada frame contém um cabeçalho com os endereços das estações de origem e destino e um campo para a correção de erros.  Protocolos de alto-nível, como IP e IPX, fragmentam mensagens longas no tamanho em frames requerido pela rede de Ethernet.

A Ethernet usa a tecnologia de CSMA/CD para transmitir os frames sobre o médio físico (par trançado, fibra, etc.). Todas as estações conectadas à Ethernet estão escutando a linha e quando uma estação reconhece o seu endereço de destino, ela aceita o frame e faz a verificação de erros. O protocolo Ethernet classificado como protocolo de enlace na sub-camada de rede MAC, executando funções da camada de nível 1 e 2 do modelo OSI.