Workshops

Os workshops conduzidos por Eduardo Fagundes têm o objetivo de encontrar a melhor solução para um problema e desenvolver um plano de ação para a sua realização, baseado em técnicas de criatividade e trabalho colaborativo.

As sessões dos workshops estão estruturadas em cinco etapas:

  1. Alinhamento. Essa etapa apresenta o problema a ser resolvido pelos participantes. O conteúdo pode ser apresentado pelo patrocinador do workshop ou por um especialista convidado se o problema for a introdução de uma nova tecnologia ou modelo de negócio;
  2. Imersão. Utilizando a técnica de Mapas Mentais, os participantes são incentivados a explorar os impactos do problema ou de uma nova tecnologia no ambiente de negócios atual;
  3. Análise. A partir do conteúdo gerado é identificada a causa-raiz de um problema ou a área de maior impacto de uma nova tecnologia ou modelo de negócio na organização;
  4. Ideação. Usando a técnica de criatividade Pensamento Produtivo, os participantes são desafiados a gerar ideias para a solução do problema de forma estruturada e interativa. Ao final, será definida a melhor solução para o problema;
  5. Plano de Ação. Elaboração de um plano de trabalho macro com datas objetivo e responsáveis para a execução do projeto.

Os casos de simples solução, os workshops podem ser realizados através de sessões online com softwares de colaboração, como Skype e ferramentas do Office 365 ou Google for Works.

Para casos mais complexos os workshops devem ser presenciais em ambiente adequado para discussões, tais como salas de reuniões ou hotéis.

Tipicamente, os workshops têm duração de 8 horas para casos de média complexidade, podendo se estender até 3 dias para casos mais complexos.

Mais que simples consultoria para solução de problemas, os workshops criam uma cultura organização de melhoria contínua de processos com ferramentas simples e objetivas.