A inovação na TI

Fazer mais com menos na TI é uma inovacao? Seria uma inovação se a organização de TI reduzisse pela metade seus investimentos e gastos operacionais mantendo ou aumentando a capacidade computacional. Essa ação de tecnologia deveria ser tão disruptiva que mudaria os padrões de mercado. Do contrário, qualquer ação nessa linha de redução de custos não é a inovação.

A inovação na TI passa pela mudança do modelo de negócio em outras areas da empresa com o uso de tecnologias da informação e motivadas pela TI. Ou seja a inovação está no negócio com a liderança da TI.

Por isso defendo uma mudança na postura nas organizações de TI.

Os analistas de processos de negócios devem se tornar agentes de inovação em modelos de negócios. Devem buscar exemplos de implementações de tecnologias em outros mercados e avaliar o impacto de seu uso no negócio atual.

Os agentes de inovação devem desenvolver novos planos de negócios com diferentes métricas para aprovação dos projetos. O uso do retorno de investimento (ROI) pode restringir a inovação por olhar apenas a perspectiva financeira.

Segundo se sabe, Steve Jobs tinha pouco domínio da tecnologia. Sua maior qualidade era saber como aplicar uma nova tecnologia para facilitar e transformar o dia a dia das pessoas. Essa deve ser a principal atribuição dos agentes de inovação.

Uma organização movida pela inovação motiva as pessoas a contribuírem para o crescimento da empresa. Transforma um empregado em colaborador.